BEYOND quer tornar o ecossistema de start-ups mais igualitário
O novo consórcio de programas de aceleração de negócios quer colmatar a lacuna de financiamento das start-ups europeias.
Ajudar as start-ups a atingirem todo o seu potencial financeiro, fornecendo mentores de primeira linha e uma rede global de investimentos, é o objetivo do BEYOND, um consórcio de programas de aceleração de negócios (apoiado pelo programa de pesquisa e inovação Horizon 2020 da União Europeia), lançado recentemente.
A plataforma foi criada por um consórcio de parceiros de forma a fortalecer a confiança e potencializar a troca de recursos para start- ups, investidores e aceleradoras em todo o continente. São parceiros deste projeto a Accelerace, uma aceleradora escandinava que ajudou a desenvolver mais de 800 start-ups; a FundingBox (Dinamarca/Polónia) um ecossistema europeu de financiamento deep tech com mais de 470 start-ups aceleradas e 80 milhões de euros sob gestão; o ISDI Accelerator, o venture builder da ISDI, uma das principais escolas de negócios digitais espanholas; o Overkill Ventures, um fundo da Letónia que investe em empresas em estágio inicial; o XLRadar, um programa acelerador em diferentes verticais apoiado pela empresa de capital de risco Innovation Capital, da Bulgária.
Através do seu Virtual Accelerator Marketplace (VAM), a plataforma BEYOND canaliza os fluxos de investimento de ecossistemas mais fortes para os emergentes. Nos objetivos do VAM estão a criação de um passaporte de financiamento transfronteiriço (OnePass) que ajuda as start-ups a serem financiadas de maneira contínua, facilitando o investimento dos investidores; estabelecer uma metodologia de aceleração definitiva a ser usada por ecossistemas maduros e em amadurecimento para ajudar a estabelecer confiança e compartilhar recursos; ou gerar uma estrutura de incentivos para que os parceiros se beneficiem do fornecimento de valor agregado às start-ups.








