Bewater lança fundo de 40 milhões de euros para start-ups ibéricas

A espanhola Bewater tem um novo fundo de capital de risco, o Bewater II FCRE. O foco está centrado, preferencialmente, em start-ups de Espanha e Portugal.
40 milhões de euros é o montante previsto no Bewater II FCRE, o novo fundo de capital de risco da espanhola Bewater. De acordo com a informação disponibilizada pela empresa, o âmbito de investimento do fundo será semelhante ao das empresas em que a Bewater tem investido desde a sua fundação em 2018.
A comissão de investimentos da Bewater II FCRE é composta por François Derbaix, Unai Ansejo e Ramón Blanco, sócios fundadores da gestora de capital de risco, a que se juntam também José e Luis Martín Cabiedes, investidores nos últimos 20 anos em Espanha.
A gestora de capital de risco investe sobretudo em empresas com fluxo de caixa positivo ou recursos para o atingir, expostas à tecnologia, e com especial incidência nos mercados português e espanhol, através de operações secundárias, ou seja, compra de ações a parceiros existentes.
A par disso, estão em causa empresas que crescem mais de 30% ao ano no volume de negócios, que têm uma valorização superior a 3 milhões de euros, que tenham faturado pelo menos 500 mil euros, nos últimos 12 meses, e que têm uma valorização inferior a 10 vezes as suas vendas anuais.
O novo fundo Bewater II FCRE destina-se a investidores que possam subscrever um montante mínimo de 100 mil euros e que compreendam o risco e a iliquidez do investimento”, explicou Ramón Blanco, diretor da Bewater Funds. Frisou ainda que “a gestora assume participações minoritárias, tipicamente até 30% da empresa e procura alinhar-se com os empreendedores”.
À semelhança da maioria dos fundos de capital de risco, também este tem a duração de 10 anos. O veículo é ilíquido e o investimento será recuperado à medida que as empresas investidas forem vendidas.
Desde a sua fundação, a Bewater já investiu em 19 empresas e já vendeu uma, a Gana Energía. Entre as empresas investidas pelo seu primeiro fundo de capital de risco estão nomes como a We are Knitters, Wetaca, Kenmei, Dentaltix ou Flame Analytics.