KCS IT Açores desenvolve Warehouse Optimizer para melhorar processos logísticos

Para otimizar rotas de recolha de produtos em armazéns de empresas de logística, a KCS IT recorreu à Realidade Aumentada (RA) para lançar o Warehouse Optimizer.

A KCS IT, concretamente a equipa de R&D localizada na ilha Terceira, Açores, criou uma solução que utiliza Realidade Aumentada (RA) para otimizar rotas de recolha de produtos em armazéns de empresas de ecommerce. Designa-se Warehouse Optimizer e aumenta a eficiência de pessoas com a função de “order picking”, através de uma aplicação móvel que pode ser utilizada também com dispositivos de visão de RA para “vision picking”. Com esta ferramenta, os operadores são guiados de forma direta até à localização das encomendas, reduzindo erros e tempo no processo de colheita e transporte de artigos até à área de embalamento.

Assim, com o Warehouse Optimizer as marcas com armazém de recolha manual passam a beneficiar de redução do tempo de recolha, aumento da quantidade de pedidos processados, minimização de devoluções, otimização do fluxo de trabalho e da organização dos produtos, diminuição de custos com mão de obra e entrega mais rápida e precisa dos pedidos, assegura a equipa KCS iT.

Luís Chiti Dias, director da Divisão Global Consulting Services da KCS IT, considera que “o trabalho efetuado pela unidade de R&D dos Açores visa trazer mais-valias e soluções a problemas reais do mundo real através da inovação”.

Agora que a solução está desenvolvida e funcional, a KCS IT procura um parceiro estratégico na área logística para implementar e aprimorar o Warehouse Optimizer. Torná-la robusta, numa fase beta, será o passo natural para que a solução se torne num produto acessível a todos os operadores do setor do retalho, explica a tecnológica.

Jorge Vara, director da Divisão Solutions and Performance na KCS IT, salienta que “o Warehouse Optimizer é uma solução que vem inovar a engenharia de armazéns como a conhecemos e que resulta da experiência obtida junto dos nossos clientes na área de retalho e ecommerce, em que pudemos observar oportunidades de melhoria nos processos de recolha de encomendas e armazém”. Futuramente, a KCS IT quer alargar esta solução e aplicá-la a outros espaços e setores.

Comentários

Artigos Relacionados