AWS anuncia investimento de 46 milhões em programa de apoio ao setor público

O programa “AWS Public Sector Generative Artificial Intelligence Impact Initiative” vai apoiar instituições do setor público a acelerar projetos de inovação.

A Amazon Web Services (AWS) anunciou que nos próximos dois anos (até junho de 2026) vai investir cerca de 46 milhões de euros (50 milhões de dólares) no apoio a instituições do setor público, bem como aos seus parceiros tecnológicos, para que estes acelerem os seus projetos de inovação e atinjam mais rapidamente metas estratégicas.

O investimento será efetuado através do programa “AWS Public Sector Generative Artificial Intelligence Impact Initiative (a que as empresas se podem candidatar), e será disponibilizado com Créditos AWS para formação e desenvolvimento de competências técnicas em projetos de IA generativa.

Esta iniciativa é global e está disponível para atuais ou novos clientes AWS do setor público, e para os seus parceiros empresariais, desde que estejam a desenvolver soluções de IA generativa focadas na resolução de desafios críticos da sociedade atual, refere a AWS.

O suporte decorrerá com recurso a plataformas como Amazon Bedrock, Amazon Q, Amazon SageMaker, AWS HealthScribe, AWS Trainium e AWS Inferentia. Refira-se que o programa “AWS Public Sector Generative Artificial Intelligence Impact Initiative” disponibilizará diversos benefícios entre os quais se destacam formação personalizada; apoio especializado por parte do Centro de Inovação em IA Generativa da AWS; suporte técnico da AWS para otimizar a construção de processos; sessões de networking e team building gratuitas e à escala global; e a oportunidade de partilhar e divulgar internacionalmente casos de sucesso na gestão e liderança de projetos de IA generativa.

A seleção das instituições que irão beneficiar do programa de investimento terá por base a experiência do cliente no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, a maturidade do projeto, a aplicabilidade da solução e a amplitude das competências do cliente em IA generativa, entre outros critérios.

Dave Levy, vice-presidente do setor público Global da AWS, explica o investimento pelo facto de que “os gestores públicos procuram ferramentas de IA generativa que otimizem processos, e que tornem as instituições mais eficientes e ágeis. Mas enfrentam inúmeros desafios e necessidades – ao nível da otimização de recursos, restruturação organizacional e adaptação à mudança – e em áreas diversas, como o atendimento, a personalização de serviços ou a segurança”.

Comentários

Artigos Relacionados