Para garantir ao máximo a sua capacidade de resposta durante a pandemia de COVID-19, ainda antes da obrigação decretada pelo Governo no âmbito do estado de emergência, muitas organizações públicas e privadas passaram grande parte das suas equipas para teletrabalho, somando milhares de teletrabalhadores aos milhares de alunos que estão em casa em aulas on-line após o fecho dos estabelecimentos de ensino.

Está mudança veio alterar de forma significativa o tráfego de dados, quer em volume face à utilização massiva de streaming de vídeo, quer em períodos de utilização pois esse acesso veio a ocorrer em horas que normalmente não eram tão utilizadas, quer ainda em zonas geográficas pois o grande volume de dados que se verificava em locais de concentração de empresas transferiu-se para as zonas residenciais acrescendo ao dos conteúdos digitais para entretenimento associados às plataformas de streaming como o Youtube, Netflix, HBO, cada vez mais presentes nos nossos hábitos diários.

Não é por acaso que muitas plataformas de streaming anunciaram já a redução da qualidade do serviço, visando responder ao apelo das autoridades publicas europeias. No entanto todos nós podemos contribuir para um melhor desempenho da internet através de um desempenho responsável. Seguem-se um conjunto de dicas e boas práticas que todos podemos usar:

I – Reduzir a qualidade de vídeo dos serviços de Video e TV.

A diferença no volume de dados entre os stream HD full HD e 4K é enorme:

Assim, usar a qualidade para HD implica uma redução do volume de dados em mais de 1/3 face a Full HD. Para tal podemos:

#Set Top Boxes: A grande maioria dos lares possuem serviços de TV usando “Boxes” dos operadores (em Portugal os principais são MEO, Vodafone e NOS). É possível configurar as vossas Boxes, incluindo as Apple TV e as Android TV, para emitirem sinal com qualidade HD ao invés de full HD.

#Streams de video como o Youtube e outros serviços online, se visualizarem num smartphone os vídeos com uma resolução SD vão confirmar que parte dos videos têm um aspeto aceitável num pequeno ecrã. Num ecrã maior poderão usar resolução HD. Para mudar as definições vejam as opções de qualidade no vosso video.

Diferença de qualidade SD vs Full HD num iPhone:

II – Reduzir a qualidade de áudio serviços de streaming de música como o Spotify.

Estes serviços têm opções para definir a qualidade de streaming como Normal ou permitem ligar uma opção Economia de Dados. Vai ver que a diferença de qualidade é impercetível principalmente quando ouvirem música em ambientes com ruído de fundo.

III – Ligar e desligar o seu vídeo/microfone de forma inteligente durante as reuniões por vídeo conferência

Nas vídeo chamadas ou vídeo conferências desligar o vídeo tem um impacto enorme na qualidade da ligação. O organizador da reunião pode definir regras como ligar o vídeo apenas quando pretendemos intervir. Desligar o microfone quando estamos apenas a ouvir, também diminui o volume de dados e melhora a qualidade do áudio reduzindo o feedback e o ruído de fundo.

Com estas práticas estará a ter uma atitude responsável e a melhorar a qualidade dos serviços de internet de que todos dependemos neste momento.
Pode ver mais recomendações aqui.
Mantenha-se seguro, atento e informado. Não paramos #EstamosON!

*Direção de Investimento para a Inovação e Competitividade Empresarial do IAPMEI.

Comentários

Sobre o autor

Avatar

Profissional com mais de 20 anos de experiência em avaliação de projetos de investimento, adquirida em várias funções exercidas no IAPMEI e na AICEP (ex-ICEP), grande parte das quais de direção de unidades de negócio. Desde 2006 no IAPMEI, exerce... Ler Mais