Atlantic Bikes instala rede de bike sharing nos Açores

A ilha de São Miguel acaba de receber a primeira empresa de mobilidade partilhada. O projeto chama-se Atlantic Bikes, foi fundado pelo luso-venezuelano Roberto Medeiros e posiciona-se como alternativa de transporte sustentável.

“O nosso grande objetivo é transformar os Açores numa região menos poluída, menos congestionada, fomentando práticas mais sustentáveis e criando um movimento de mobilidade sustentável”. A explicação é de Roberto Medeiros, CEO Atlantic Bikes, uma start-up que acaba de instalar na ilha São Miguel, concretamente em Ponta Delgada, uma rede de bike sharing, um sistema de bicicletas partilhadas.

Disponibilizam uma frota de 85 bicicletas, constituída por 45 modelos elétricos e 40 modelos tradicionais. O aluguer de bicicletas é feito através da app Atlantic Bikes e a start-up apresenta planos diários e mensais adequados aos turistas que visitam a ilha. Atualmente já conta com 700 inscritos na aplicação.

Este projeto surgiu da vontade empreendedora do luso-venezuelano Roberto Medeiros, 23 anos, em parceria com o açoriano Vítor Costa, responsável pelo marketing do projeto e também ele um empreendedor já ligado a outros projetos da área de impacto social. A equipa integra ainda Leonard Alejandro, responsável de IT, e Diego Level, responsável pela frota.

Roberto Medeiros explicou que o projeto começou há cerca de um ano com uma frota de bicicletas experimentais, que “não tinham muita qualidade, e que logo no primeiro mês começaram a ficar cheias de ferrugem”, revelou.

Deu para estudarem o mercado, frisou o CEO, o que lhes permitiu começar a apostar, posteriormente, em bicicletas elétricas e normais, preparadas o clima dos Açores e para dar a melhor resposta possível aos seus clientes. Compraram no total 85 bicicletas e o lançamento do projeto Alfa da empresa aconteceu duas semanas antes da pandemia. Agora, explicou o responsável, estão a retomar aos poucos e “a adesão dos clientes tem tido um bom crescimento”.

Atualmente, a Atlantic Bike estamos muito focada em criar um movimento de sustentabilidade nos Açores e para isso criou o selo de Mobilidade mais Sustentável. Implementaram um programa de incentivo, o “A nossa energia faz mover os Açores”, para as empresas fornecerem aos seus trabalhadores ou a clientes uma forma mais sustentável de deslocação. Além disso, criaram também um club de sustentabilidade na Universidade dos Açores onde desenvolvem atividades e refletem sobre problemáticas atuais. “Agimos localmente, mas a nossa visão é sempre mundial, porque uma ação numa ilha no meio do oceano Atlântico tem impacto a nível mundial, nós é que não temos a noção”, afirmou o diretor de marketing.

Comentários

Artigos Relacionados