Uma pequena e média empresa francesa do setor alimentar está à procura de produtores de arroz biológico europeu capazes de fornecer grãos de arroz, principalmente amido, e que sejam altamente qualificados no processo de polimento de grãos.

A empresa francesa está a produzir ingredientes à base de arroz biológico de alta qualidade e de alto valor, e procura uma qualidade muito específica do grão de arroz para este propósito. Pretende o
fornecimento de três a cinco toneladas de arroz biológico redondo (qualquer que seja a espécie e a partir da safra de 2019), já polido ao nível de conter apenas amido com uma massa residual de 60 a 80%.

Segundo a Enterprise Europe Network, rede de serviços para ajudar as empresas a inovar e a competir melhor no espaço europeu, a PME francesa pretende estabelecer contrato de fornecimento através do qual o produtor  fornece o volume de arroz de acordo com as especificações técnicas exigidas, tais como:

  • Alta taxa de polimento que atinge até 40% da massa inicial. A maioria dos produtores fornece arroz com 93% de polimento ou acima.
  • O grão de arroz deve ser fornecido com um nível de polimento alto o suficiente para atingir o núcleo do grão (somente amido) – idealmente com 50 a 70% da massa residual. Arroz polido super premium pode chegar aos 25%.
  • O produtor deve ter um dispositivo de polimento capaz de ajustá-lo ao nível necessário com base em 300 kg por hora. Daí a prioridade para os produtores de menor dimensão.

Em Portugal, liderada pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, a Enterprise Europe Network é representada por um consórcio que envolve doze entidades públicas e associativas, distribuídas regionalmente por todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Resumo:
Produto: Arroz biológico
Área: Agroalimentar
Necessidade: Produtores de arroz biológico europeu
Contacto: info@enn-portugal.pt

 

 

Comentários