Associação Industrial Portuguesa anuncia criação de cluster de desporto

Um cluster das indústrias e tecnologias de desporto é a mais recente novidade apresentada pela AIP. A Associação revelou já ter dezenas de empresas e instituições interessadas.

“A AIP irá formalizar, ainda em agosto, em colaboração com empresas, instituições e entidades relacionados com o desporto, o ‘cluster’ das indústrias e tecnologias do desporto”, anunciou a Associação Industrial Portuguesa esta semana.

De acordo com a Associação, neste momento já são várias as empresas e instituições interessadas no cluster neste setor de atividades económicas relacionadas com o desporto, que, segundo as estimativas da AIP, regista anualmente um volume de negócios que ultrapassa os 5 milhões de euros,

Citado na mesma nota, o presidente da AIP, José Eduardo Carvalho, explicou que “O objetivo passa por capacitar pessoas e empresas e promover a sua internacionalização e competitividade”, referiu José Eduardo Carvalho, presidente da AIP, na nota divulgada pela Associação.

“O cluster pretende reforçar sinergias com as federações desportivas, ligas de clubes, envolver as entidades públicas ligadas ao desporto, como a Fundação do Desporto e o IPDJ [Instituto do Desporto e Juventude], bem como a Confederação do Desporto de Portugal, Comité Olímpico, Centros de Alto Rendimento e autarquias que tenham atividade desportiva no centro da sua estratégia territorial”, afirmou.

Paralelamente, a Associação divulgou ainda um conjunto de iniciativas para promover a literacia financeira das pequenas e médias empresas (PME). Assim, e no âmbito do Portugal 2030, estão planeadas um conjunto de iniciativas que visam sensibilizar e capacitar as empresas para existência de novas formas de financiamento.

Numa primeira fase, a AIP começará por realizar um estudo comparativo entre os modelos de financiamento das PME portuguesas e as de outros países mais desenvolvidos no que respeita a soluções de financiamento, como são os casos de França, Reino Unido, Alemanha, Noruega, a Suíça, Itália, Países Baixos, Estados Unidos, Canadá ou Singapura. O objetivo é criar um benchmarking internacional que irá servir base para a intervenção da AIP.

Além disso, estão previstas 34 ações de sensibilização e capacitação das empresas portuguesas para novas formas de financiamento. Webinares, bootcamps de financiamento e um seminário são algumas das iniciativas previstas.

Comentários

Artigos Relacionados