As 9 start-ups que vão marcar o futuro da mobilidade e logística no pós-covid

O fundo de capital de risco sediado em Berlim Target Global identificou as  start-ups que estão a marcar a mobilidade com as suas propostas de logística, micromobilidade elétrica e partilha de carros. Conheça-as neste artigo.

A pandemia de Covid-19 teve impacto no setor da mobilidade. Nos meses que se seguiram ao anúncio do confinamento, o uso do transporte público nos Estados Unidos caiu mais de 70%, segundo dados do Apple Maps. Nos países onde a mobilidade foi restringida mais cedo e mais estritamente, como Itália e Espanha, as vendas de carros novos desceram até 85%. Também em Portugal a venda de carros foi afetada. Em setembro, foram matriculados 16 404 automóveis, menos 9% face a igual período de 2019, segundo os dados divulgados pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal.

Tendo em conta este cenário e com a criação de fundos para financiar veículos elétricos, empresas de micromobilidade como scooters e produtos de logística de última geração, um grande número de start-ups procura liderar estas mudanças, apresentando soluções para revolucionar a mobilidade.

Os fundos de capital de risco gastaram 11,8 milhões de dólares (9,31 milhões de euros) em mobilidade apenas no primeiro trimestre deste ano, o que representa um aumento de 62% em relação ao ano anterior, de acordo com o relatório Mobility Tech Q1 2020 da PitchBook.

Por exemplo, o fundo de capital de risco Target Global levantou mais 1 bilião de dólares (898 mil milhões de euros) no total, incluindo mais de 130 milhões de dólares (110 milhões de euros) para um fundo dedicado à mobilidade. Nos últimos dois anos tem investido nos setores de transporte, automóvel e logística.

Segundo Jorge Fonturbel Saez, gestor de investimentos da Target Global, “agora há ainda mais oportunidades de investimento em mobilidade, porque a pandemia interrompeu as cadeias de abastecimento e mudou radicalmente a forma como as cidades operam”.

A Target Global identificou nove start-ups que operam em três áreas que irão moldar o futuro da mobilidade e logística. Alguns, mas não todas, fazem parte do seu portefólio, de acordo com o Business Insider.

Tendência número 1: governos valorizam novas alternativas de mobilidade, como bicicletas, em comparação com o transporte coletivo

1.Swapfiets

Swapfiets

Sede: Amsterdão, Holanda.
Investimento angariado: Não revelado.
Atividade: A Swapfiets é um serviço de assinatura de bicicletas. Através de uma taxa fixa que começa por 16,5 euros pode alugar uma bicicleta com conserto e substituição de peças em 48 em caso de acidente. É bastante popular entre os estudantes e também lançou um serviço para empresas.
Está no portfólio da Target Global? Não

2. VanMoof

Vanmoof

Sede: Amsterdão, Holanda.
Investimento angariado: 73 milhões de dólares (62 milhões de euros).
Atividade: A VanMoof é uma start-up de bicicletas elétricas protegidas contra roubo e que funcionam através de uma aplicação. Em setembro do ano passadp, levantou 40 milhões de dólares (34 milhões de euros) numa ronda de financiamento da Série B de fundos como Norwest Venture Partners, Balderton Capital e Felix Capital para aumentar a produção e expandir-se para novos mercados.
Está no portfólio da Target Global?: Não

3. Bird

BirdSede: Santa Monica, EUA.
Investimento angariado: 623 milhões de dólares (527 milhões de euros).
Atividade: o unicórnio das scooters elétricas afirma que a sua missão é tornar as cidades mais habitáveis, reduzindo o uso de automóveis, o tráfego e as emissões de CO2. Pode desbloquear as suas scooters com a aplicação por pouco mais de um euro e pagar por minuto de utilização. Foi avaliada em 2,5 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros) após levantar dinheiro de uma ronda liderada pela Sequoia Capital em 2019.
Está no portfólio da Target Global? Sim

Tendência número 2: os consumidores querem ter carros de forma flexível

4. Drover

DroverSede: Londres, Reino Unido.
Investimento angariado: 36 milhões de dólares (31 milhões de euros) .
Atividade: é uma plataforma que oferece o conceito car-as-a-service, ou seja, facilita o aluguer do carro com os seus respetivos seguros e mensalidades. Acedendo ao site da empresa, pode alugar um carro por um mês. A start-up levantou 26 milhões de dólares (22 milhões de euros) em julho para expandir as suas operações no Reino Unido e em França, onde iniciou atividade no início de 2020.
Está no portfólio da Target Global? Sim

5. Virtuo

VirtuoSede: Paris, França.
Investimento angariado: 35 milhões de dólares (30 milhões de euros).
Atividade: a Virtuo oferece um serviço de aluguer de automóveis a partir de 55 dólares (47 euros) por dia. É do tipo “tudo-em-um” pelo que permite reservar a viatura a qualquer hora do dia sem necessidade de preencher papelada ou de estar em filas para recolher as chaves, uma vez que os carros são abertos através da sua app.
Está no portfólio da Target Global?: Não

6. Cluno

ClunoSede: Munique, Alemanha.
Investimento angariado: 172 milhões de euros.
Atividade: a Cluno disponibiliza um serviço de aluguer de veículos a longo prazo por uma taxa mensal que cobre serviço, seguro e registo. É uma alternativa à compra de carro e o aluguer mínimo é de 6 meses. A start-up levantou 32 milhões de euros da Valar Ventures, Acton Capital Partners e Atlantic Labs, e outros 140 milhões de euros.
Está no portfólio da Target Global?: Não

Tendência 3: a explosão das compras online está a mudar o setor da logística

7. REEF Technology

Reeftechnology

Sede: Miami, EUA.
Investimento angariado: aproximadamente 1 bilião de dólares ((898 mil milhões de euros).
Atividade: A REEF Technology é uma operadora de estacionamento e uma empresa de logística apoiada pelo ainvestidor japonês SoftBank.

Opera uma rede de cerca de 4.500 estacionamentos nos Estados Unidos, transformados em centros de mobilidade e logística. Em julho, associou-se à start-up de logística Bond para expandir uma rede de “nano-armazéns” para resolver o problema de entrega de encomendas.
Está no portfólio da Target Global?: Não

8. Exotec

Exotec

Sede: Lille, França.
Investimento angariado: 111,2 milhões de dólares (94 milhões de euros).
Atividade: A Exotec é uma start-up de robôs de armazém, que tem como missão ajudar a automatizar a logística. O seu principal ativo é um robô chamado Skypods, projetado para otimizar os armazéns de sites de ecommerce através da recolha de pacotes e seguindo instruções.

A empresa francesa abriu uma subsidiária nos Estados Unidos no final de 2019 e acaba de levantar 90 milhões de dólares (76 milhões de euros) numa ronda da Série C.
Está no portfólio da Target Global?: Não

9. Bringg

BringgSede: Tel Aviv, Israel.
Investimento angariado: 83,3 milhões de dólares (71 milhões de euros).
Atividade: A Bringg é uma start-up de software de entrega ao domicílio que está a ajudar as lojas tradicionais a competir com a Amazon, usando um programa baseado em inteligência artificial. Em maio, levantou mais de 30 milhões de dólares (25,4 milhões de euros) da Siemens Next47 e da Salesforce.

Comentários

Artigos Relacionados