As férias estão à porta e o descanso é indispensável para manter a produtividade e a criatividade. Por isso, se ainda não escolheu o destino deste ano, aproveite a seleção da Forbes e decida-se por uma destas praias paradisíacas.

Segundo a European Best Destinations (EBD) a lista das praias mais badaladas da Europa de 2019 inclui alguns tesouros escondidos, a par dos tradicionais lugares mais conhecidos. “Venha respirar o ar fresco dos pinheiros na praia de Nugal, na Croácia, a Cala Sa Boadella, em Espanha, ou aproveite uma pausa romântica na maravilhosa praia de Positano, em Itália”, é o convite desta organização, com sede em Bruxelas, que promove alguns dos melhores destinos de férias da Europa.

A trabalhar em conjunto com a Comissão Europeia na promoção de turismo sustentável, e em parceria com mais de 300 organizações de turismo europeias, que incluem 80 destinos de turismo sustentável, a EBD organiza competições com base nos votos de viajantes de todo o mundo. Os melhores mercados europeus, os destinos mais românticos ou as melhores estâncias de esqui, são alguns dos exemplos.
Este ano, no campo de destinos de praia, a EBD compilou a lista das melhores no continente europeu, das quais a Forbes distinguiu nove. A saber:

1. Praia de Pasjaca, Croácia

A popularidade da série “Guerra dos Tronos”, com as cenas de King’s Landing filmadas no mar Adriático, transformaram a Croácia num destino muito procurado pelo turismo de massas. Contudo, a praia de Pasjca, na vila de Popovići, é descrita como uma das “mais misteriosas, serenas e imaculadas”, escondida sob as rochas no sopé de um penhasco e de acesso complicado. “Sem música, sem bares nem automóveis”, de acordo com a EBD. “Aqui não há mais do que natureza e silêncio”.

2. Praia de Nugal, Croácia

Uma praia parcialmente nudista na Makarska Riviera “podia também ser classificada na lista das praias mais secretas da Europa. Para chegar há que caminhar cerca de 30 minutos entre rochas”, explica a EBD. O nudismo na praia deixa-o apreensivo? “É como mergulhar na água fria. Assim que ganha coragem para o fazer, não se arrepende. Esta praia é um pequeno paraíso com uma atmosfera familiar”, salienta aquela organização.

3. Porthminster Beach, Inglaterra

Já pensou no Reino Unido para destino de férias? Já ouviu falar da Cornualha? Localizada no extremo sudoeste do país, é um belo condado com centenas de praias arenosas. Porthminster, parte do antigo porto de pesca de St. Ives, é um destino autêntico, de águas cristalinas e areia fina. St. Ives também é popular entre alguns artistas internacionais que ali procuram inspiração.

4. Ilha de St. Nicholas, Montenegro

A pequena ilha de St. Nicholas, ‘Sveti Nikola’, em Budva, também integra a lista das ilhas europeias mais bonitas e ganhou, por votação, a competição de Melhor Destino da Europa. Aqui abundam praias extraordinárias e veados no estado selvagem. Situa-se a 30 minutos do aeroporto de Tivat, em Montenegro, e a duas horas do aeroporto de Dubrovnik na Croácia.

5. Praia de Saleccia, Córsega, França

Esta praia remota, situada na costa norte da ilha de Córsega, embora seja território francês desde 1768, mantém uma cultura muito própria. A areia fina e branca de Saleccia e as suas águas cristalinas são de acesso mais difícil do que outras praias da ilha. Como tal, está muito bem preservada. “Coragem e paciência é o que é preciso para conduzir a partir da vila de Casta até à praia (15 quilómetros), já que as estradas estão em más condições”, é o aviso da EBD. “Apesar de solitária, a praia possui uma área de campismo e uma pequena loja a cerca de 400 metros da praia”, referem.
Não deixe de visitar a vizinha vila de Nonza, classificada com uma das mais belas vilas de França.

6. Praia de Numana Alta, Itália

Sol, bons restaurantes, gelados deliciosos, um mar límpido e uma praia intocada, rodeada de pinheiros é uma boa descrição da praia de Numana Alta. E não é a única na região. Numana Bassa, por exemplo, “é perfeita para crianças, já que tem parques infantis, instalações de praia e restaurantes”, destaca a European Best Destinations. Numana Alta é mais sossegada e “perfeita para descansar na companhia de um bom livro, ou se preferir, um mergulho no mar”, já que os recifes protegem os frequentadores do vento.

7. Praia de Positano, Itália

Está localizada na famosa Costa Amalfitana, um dos “postais ilustrados” de Itália com destinos tão famosos como Portofino, Portovenere e Cinque Terre. Enquanto que alguns podem vê-la com uma “armadilha turística”, ainda é considerada um dos locais mais bonitos do planeta. Positano é recomendada a casais de qualquer idade. “É difícil não se deixar seduzir pelo charme deste lugar que parece ter sido criado pelos deuses”, classifica-a a EBD.

8. Cala Pregonda, Ilha Menorca, Espanha

Esta “praia paradisíaca” localiza-se na Ilha de Menora, uma das quatro ilhas do arquipélago das Baleares. Chegar a Cala Pregunda requer uma caminhada de meia hora por um caminho deslumbrante. Pregonda é uma enseada com uma praia de areia dourada e algumas formações rochosas. “Mergulhe debaixo de água e observe os pequenos peixes nas águas claras. Ali está cercado de natureza”, descreve a EBD. O parque de estacionamento é grande e gratuito. “Não pare na primeira praia que encontrar. É bonita mas frequentemente invadida de turistas”, alerta.

9. Praia de Vlychos, Ilha de Hydra, Grécia

Vlychos é uma das poucas praias arenosas da ilha de Hydra. A areia chegou ali trazida por um inglês, dono do bar da praia. “Se gosta de música dos anos 70, puxe um banco, peça um cocktail e saboreie um momento de pura nostalgia”, recomenda a EBD. “Senão, alugue uma espreguiçadeira longe dos altifalantes e aproveite este pequeno pedaço de paraíso”.

Comentários