Ao longo de 2020 foram dezenas as entrevistas publicadas no Link To Leaders. Falou-se de inovação, empreendedorismo, tecnologia, saúde… foram infindáveis os temas, dos mais variados setores de atividade. Selecionámos 25 que marcaram o ano Link To Leaders. Recorde-as.

 

Responsável pelo marketing estratégico de um dos principais grupos de bebidas do continente africano, o grupo Castel, Rita Vilas-Boas falou ao Link To Leaders dos objetivos para um mercado que define como volátil e onde os desafios são constantes, e das perspetivas do grupo para este ano.
Leia a entrevista.

Cientista da computação, business angel, professor e orador, Christoph Holz sabe do que fala e como ninguém “traduz” o conhecimento digital em cenários lógicos futuros e em consequências surpreendentes. Ao Link To Leaders explica o complexo mundo digital e as suas perspetivas, e dá a conhecer o seu lado de investidor.
Leia a entrevista.


Plataforma internacional com uma equipa multidisciplinar de investigadores que desenvolve produtos inovadores com base em fibras. Esta é a Fibrenamics, uma start-up integrada na Universidade do Minho que já está a dar cartas em vários setores de atividade. O diretor executivo, Fernando Cunha, explicou ao Link To Leaders a estratégia de crescimento do projeto.
Leia a entrevista.


Empreendedor, fundador, business angel, consultor… são multifacetadas as atividades do alemão Mario Busshoff, profissional com uma vasta experiência internacional em empreendedorismo. Em entrevista ao Link To Leaders falou, entre outros temas, sobre burocracia e as dificuldades de financiamento que as start-ups têm de ultrapassar.
Leia a entrevista.

A Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) está a atrair investimento externo para região e a promover o território como um local onde empreendedores e investidores podem encontrar as condições ideais para desenvolver os seus projetos e potenciar a inovação. Entrevistámos Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo do Açores, sobre as metas já alcançadas e como quer colocar os Açores no radar dos investidores internacionais.
Leia a entrevista.


Autora e oradora internacional, Carla Carvalho Dias criou a marca CCD, dá palestras a clientes empresariais e tem uma carreira internacional de vários anos. Em entrevista ao Link To Leaders, fala do que a motiva, traça o perfil organizacional das empresas portuguesas e ainda deixa alguns conselhos às start-ups.
Leia a entrevista.

Itália é um dos países com mais mortes devido ao Covid-19 a nível mundial. Foram adotadas medidas drásticas para conter a crise de saúde pública, mas que, muito em breve, deverão fazer emergir consequências económicas de peso. O Link To Leaders falou com o business angel italiano Giuseppe Incarnato sobre o impacto desta pandemia no ecossistema empreendedor italiano, mas também europeu.
Leia a entrevista.


A um dia da Associação Portuguesa de Business Angels realizar a terceira edição do Spring Investment Dinner, onde irá juntar o setor e stakeholders sejam investidores de capital de risco ou académicos, João Trigo da Roza fala ao Link To Leaders dos investimentos realizados pelos membros da associação, do que mais o preocupa e do seu desejo de ver mais mulheres business angels em Portugal.
Leia a entrevista.

O novo coronavírus está a provocar a nível global uma crise com forte impacto na saúde dos povos. Mas também está a ter consequências na vida das empresas, incluindo na das start-ups. Se para algumas pode ser uma oportunidade para crescerem, para outras será o reinventar do seu negócio. Saiba o que pensa Isabel Neves, presidente do Business Angels Club de Lisboa, sobre este tema.
Leia a entrevista.


“O estigma associado ao regime de layoff leva a que muitas empresas não acionem esta medida. No entanto, não deverão hesitar, porque o mais importante é preservar o negócio e os ordenados dos colaboradores a longo prazo”, defende Ricardo Carvalho, CEO do Grupo Lisbon Project e business angel, em entrevista ao Link To Leaders.
Leia a entrevista.


O Inbox.ai, um Slack de comunicações externas que permite serviços de chat em tempo real entre clientes e a função de apoio ao negócio, é a nova solução da MessageBird. Robert Vis, fundador e CEO da start-up, apresentou as potencialidades da plataforma e explicou o que ela pode fazer pelas empresas neste período em que o teletrabalho é predominante.
Leia a entrevista.

Resiliência e capacidade de adaptação são atributos que Peter Villax associa às empresas familiares nesta fase de crise. Em entrevista ao Link To Leaders, o presidente da Associação de Empresas Familiares falou dos desafios que os setores empresarial e empreendedor enfrentam no atual contexto sócio-económico. Acredita que “nos próximos meses vamos assistir a um regresso à “normalidade”, com calma, muita cautela e adotando as medidas necessárias”.
Leia a entrevista.


Seis anos e muitas histórias para contar, o Village Underground Lisboa, projeto de coworking para as indústrias criativas criado por Mariana Duarte Silva, vai dar lugar agora a um espaço de criação, produção e transmissão de conteúdos artísticos, revelou a cofundadora em entrevista ao Link To Leaders.
Leia a entrevista.


Uma boutique de consultoria empresarial que tem por missão ajudar os executivos a reinventarem as suas empresas. Este é o core da Evolution4All como explica ao Link To Leaders o seu fundador Luís Gonçalves.
Leia a entrevista.


“Os dados mais recentemente disponibilizados indicam quebras superiores a 80%, em média, nas encomendas/clientes, sendo o Alojamento e a Restauração as atividades que apresentam maiores impactes decorrentes da pandemia”, refere Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, em entrevista ao Link To Leaders.
Leia a entrevista.


Profissional multifacetado e com uma longa lista de atividades, Matteo Rizzi tem um denominador comum em todos os seus projetos: ligar pessoas, negócios e conteúdos sempre com paixão.
Leia a entrevista.


Lideraram uma associação de estudantes, fundaram vários núcleos de cursos, organizaram eventos nacionais e movimentos académicos. E não ficaram por aqui. Este ano lançaram o ANA.VI GROUP, um conjunto de empresas e marcas “que potenciam os negócios do futuro”. Um dos cofundadores explicou ao Link To Leaders como tudo começou.
Leia a entrevista.


Chama-se iLoF (inteligente Lab oFiber) é uma start-up portuguesa especializada na área da saúde que está a conquistar espaço na cena internacional e que acabou de conseguir um financiamento de um milhão de dólares da Microsoft Ventures (M12) e do Mayfield Fund. Em entrevista ao Link To Leaders, Luís Valente, CEO da iLoF,  falou do percurso da start-up e de como gostariam de ajudar encontrar um tratamento para um dos grandes desafios na área da saúde: a doença de Alzheimer.
Leia a entrevista.


“Desde 2013, entre criação de roupa e workshops, estimamos uma reutilização superior a uma tonelada de resíduos, com a correspondente poupança equivalente a mais de 3 milhões de litros de água e mais de 7 toneladas de CO2″. A explicação é de Helena Antónia Silva, a empreendedora que fundou a Vintage for a Cause, um projeto de economia circular na área da moda. Em entrevista ao Link To Leaders recorda o processo de construção do negócio e fala dos planos para o futuro.
Leia a entrevista.


“O empreendedorismo e inovação serão sempre áreas importantes para a economia e deverá ser sempre uma área acarinhada pelos nossos governantes”. A afirmação é de Carlos Soares Lopes, presidente executivo e CEO da Startup Madeira, que em entrevista ao Link To Leaders apresenta o projeto madeirense, criado há quatro anos, e sempre de portas abertas para receber novos empreendedores.
Leia a entrevista.


Austin Dean tornou-se num empresário de sucesso aos 21 anos de idade. Hoje ajuda as pessoas a descobrir o líder que existe dentro delas na África do Sul, Indonésia, Austrália, Estados Unidos e também em Portugal. O Link To Leaders falou com o CEO do Overflow Leadership Training sobre como a sua experiência e história pessoal o ajudam a formar líderes em todo o mundo.
Leia a entrevista.


A Glintt continua a inovar e a reiventar-se. Apresentou há uma semana a Nexllence, focada em soluções para a transformação digital das empresas, e quer reforçar a sua a aposta nos mercados externos do Sul da Europa. Em entrevista ao Link To Leaders, o CEO e o Managing Director Nexllence da multinacional falam da nova marca, da pandemia, do investimento num programa para start-ups e do futuro.
Leia a entrevista.


A enfâse na marca Portugal, o apoio ao investimento da Diáspora, a importância de conservar a capacidade instalada para o pós-pandemia, a diversificação de mercados de exportação e um novo programa para ligar start-ups portuguesas a Silicon Valley foram alguns dos temas que Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, abordou em entrevista ao Link To Leaders.
Leia a entrevista.


“Em vez de estarmos a gerar o conhecimento científico e ficar à espera que alguém pegue nisso para o converter num produto biomédico, estamos nós mesmos a fazer este processo em paralelo”, revelou o Chief Scientific Office da recém-criada Axodynamic, que está a trabalhar num biomaterial que promove a regeneração nervosa em casos de lesão na espinal medula.
Leia a entrevista.


Virgínia Abreu é uma das empresárias de referência na indústria têxtil em Portugal. Lidera há mais de 39 anos o grupo Crispim Abreu, que tem nomes como Agatha Ruiz de La Prada, El Corte Inglés ou Inditex entre os seus clientes. Soma ainda a vertente têxtil-lar, com a marca própria Casa Soft. Ao Link To Leaders, fala de como tudo começou e do seu otimismo para o próximo ano.
Leia a entrevista.

 

Comentários