Armilar Venture Partners investe na start-up espanhola Appentra
A Armilar Venture Partners e a K Fund lideraram o investimento de 1.8 milhões de euros na start-up de deep tech.
Responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma de software que potencia a utilização de computação paralela, a Appentra acaba de fechar uma ronda de investimento de 1,8 milhões de euros co-liderada pela portuguesa Armilar Venture Partners e pelo fundo de investimento espanhol K Fund. Juntaram-se-lhes ainda a Caixa Capital Risc, a Xesgalicia e a Unirisco, anteriores investidores desta spin-off da Universidade da Coruña.
A Armilar investiu a partir do seu fundo de transferência de tecnologia, lançado no ano passado, e agora o investimento será aplicado na comercialização da plataforma da Appentra no segmento empresarial, assim como para reforçar a presença junto dos principais centros de computação de alto desempenho.
A Appentra, refira-se, é uma de deep tech que desenvolve produtos baseados na sua tecnologia Parallelware, uma abordagem única à computação paralela assente na análise estática de código. O objetivo desta start-up sediada em A Coruña, Espanha, é tornar a programação paralela mais fácil, permitindo que todos façam um melhor uso das atuais arquiteturas de computação paralela, desde os processadores multi-core existentes em todos os computadores portáteis, aos mais rápidos supercomputadores do mundo, assegura a start-up em comunicado.
À semelhança de outras ferramentas de suporte à programação, o Parallelware Analyzer foi desenhado para ser integrado nos ambientes de desenvolvimento, integrando-se com ferramentas de Continuous Integration e Continuous Delivery.
Manuel Arenaz, CEO e cofundador da Appentra, explicou que “esta ronda de investimento ajudar-nos-á a acelerar o desenvolvimento do negócio, mas também contribui para reforçar a confiança que os nossos clientes, atuais e futuros, têm na nossa equipa e solução. Acreditamos que estes investidores internacionais especializados em empresas de software na área de business-to-business vão acrescentar muito valor ao negócio”.
Por sua vez, Pedro Ribeiro Santos, partner da Armilar Venture Partners, salientou que a Appentra “é um ótimo exemplo de uma tecnologia única com origem na academia, resultado de mais de 10 anos de investigação por esta excelente equipa de fundadores, respondendo diretamente a uma necessidade de mercado e apoiada por um forte grupo de investidores”.








