Armilar Venture Partners investe 500 mil euros na Vawlt Technologies
Este é o primeiro investimento do TechTransfer Fund, um fundo de 60 milhões de euros da Armilar Venture Partners.
A Vawlt Technologies tornou-se ontem na primeira start-up a receber investimento do Fundo de Transferência de Tecnologia da Armilar Venture Partners. A equipa recebeu 500 mil euros do fundo de 60 milhões de euros que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de empresas portuguesas e europeias que pretendam comercializar tecnologias e produtos que resultem de investigação científica e tecnológica.
O investimento surge no seguimento de vários anos de investigação por parte da Vawlt Technologies, uma spin-off da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, para desenvolver uma solução multicloud que cifra e armazena os dados de acordo com os requisitos do utilizador, distribuindo-os por várias serviços de cloud públicos, como os disponibilizados pela Amazon, Google ou Microsoft.
Depois de, em outubro, ter lançado a primeira versão destinada a particulares, a start-up vai agora apostar no mercado empresarial e oferecer aos seus clientes uma solução para desenvolver os atuais padrões de segurança de armazenamento de dados na cloud. Este serviço apresenta vantagens acrescidas no que diz respeito à fiabilidade e garantia de disponibilidade dos dados, do grau de dependência dos fornecedores de cloud e do equilíbrio entre o custo e desempenho do armazenamento.
Bruno Santos Amaro, CEO e cofundador da Vawlt Technologies, afirmou em comunicado estarem muito entusiasmados e positivamente ansiosos para continuar o trabalho que têm vindo a desenvolver. “Acreditamos muito no valor que esta tecnologia tem para oferecer às empresas que lidam com dados, especialmente os mais críticos e sensíveis, numa altura em que a segurança e a privacidade são desafios muito prementes no mundo empresarial. Encontrámos na Armilar o parceiro certo para nos ajudar a concretizar os objetivos a que nos propusemos e nos meses que antecederam este investimento pudemos já comprovar o valor e eficácia desta nossa simbiose”.
Do ponto de vista do investidor, Pedro Ribeiro Santos, sócio da Armilar Venture Partners, explicou que “a decisão de apoiar a Vawlt foi bastante clara, não só pela solução inovadora que se propõe desenvolver – apoiada num trabalho de I&D muito sério e maturado, que vem resolver um problema muito relevante com que as empresas se deparam hoje em dia na passagem da sua informação para a cloud – mas também pela qualidade da equipa que encontrámos na Vawlt, muito conhecedora, muito séria e totalmente comprometida com o sucesso do projeto. Temos tido o privilégio de ver tecnologias de enorme potencial serem desenvolvidas nas universidades, incubadoras e centros de investigação portugueses; a Vawlt Technologies é um ótimo exemplo dessa qualidade e das empresas que a Armilar se propõe apoiar com este seu novo fundo”, concluiu.








