A 24 de setembro de 2018 lançámos a Experienced Management – uma empresa social que tem como âmbito disponibilizar às empresas os gestores experientes que podem desempenhar com eficácia tarefas específicas que lhes são necessárias.

Isto significa que temos como objecto uma missão que visa melhorar a sociedade onde vivemos, contribuindo assim para a criação de uma maior riqueza na vida dos gestores, e para potenciar o desenvolvimento das empresas e consequentemente da sociedade onde nos inserimos.

Fomos recebidos com aplauso pela comunicação social e por todos os que tomaram conhecimento do projecto. Somos recebidos com agrado pelas empresas que visitamos e a quem temos ocasião de explicar o conceito. Estamos prontos para fazer funcionar em Portugal as interim solutions!

O Interim Management – forma de trabalho colocada à disposição de quem dele quer fazer a sua vida ou de quem dele necessita para melhorar a performance de gestão da sua empresa – é um processo pelo qual os gestores mais qualificados para o desempenho de uma tarefa são colocados numa empresa para a desempenhar, num âmbito e temporalidade limitados.

Sendo uma realidade amplamente presente no mundo anglo-saxónico, é atualmente quase desconhecida e muito pouco usada em Portugal. E é esse o nosso desafio – aumentar a utilização desta forma de trabalhar, levando as empresas a procurarem-nos e a testarem a sua eficácia.

São inúmeras as vantagens do interim management face a outras soluções, mesmo as que se lhe assemelham.
Ao contrário do outsourcing, os interim managers, enquanto dura o seu mandato, integram efetivamente o staff das empresas, assumindo plenamente o seu papel e as suas lealdades. Para além da definição de estratégias e de caminhos de solução, que cabem aos consultores, os interim managers assumem lugares de gestão dentro da hierarquia das organizações e executam todas as tarefas necessárias à obtenção do resultado definido como objetivo do seu mandato. E não ficam com eventuais ligações residuais às empresas onde desempenham funções, ao contrário dos contratos de trabalho temporários.

Face ao staff permanente da empresa, há também vantagens no uso de soluções de interim management em algumas circunstâncias. Estes gestores entram nas empresas com um objetivo muito claro, e com um mandato limitado, pelo que a sua atuação é 100% focada nessa tarefa.

Por não terem quaisquer objetivos de fazer carreira, são eliminadas todas as distrações e compromissos inerentes à manutenção de relações de longo prazo dentro de uma organização.
E porque selecionados especificamente para o desempenho de um mandato, têm as melhores caraterísticas que se encontram disponíveis no mercado para o executarem… sendo depois facilmente substituídos por outro gestor, com diferentes caraterísticas, para um diferente mandato.

Situações de mudança (de acionistas, de estrutura de empresa, de processos de produção,…), processos de entrada em novos mercados (tipologias de clientes, oferta, geografias. …), ausências temporárias de colaboradores que se pretendem manter (maternidade, frequência de um curso, …), necessidade de acompanhamento (de gestores que se querem fazer crescer, de reestruturações de departamentos, …) são exemplos típicos de processos em que o interim management faz sentido, ao resolver a situação e preparar a empresa para o futuro.

Os gestores portugueses mais experientes aderiram de forma clara ao nosso desafio. Temos neste momento, e depois de um rigoroso critério de seleção efetuada pela Brainforce (nosso parceiro com mais de 40 anos de experiência neste negócio) onde são avaliados não só os percursos profissionais mas também as caraterísticas pessoais e motivações dos candidatos, cerca de 400 gestores disponíveis para ingressarem nas empresas com este regime de prestação do seu contributo.

São pessoas com percursos profissionais ricos, com uma experiência que lhes permite enfrentar os desafios com serenidade e foco, capazes de trabalhar com limitações temporais e de autoridade, e de fazer acontecer com equipas que não são as suas.

Têm as mais variadas formações e percursos e estamos seguros que teremos sempre o gestor certo para o desafio de cada empresa – tanto mais de que dispomos ainda de um pool de mais 6500 gestores internacionais registados na Brainforce, e que estão também disponíveis para as nossas empresas.

O risco de utilizar uma solução de interim management é reduzido.
Porque os gestores são pré-avaliados e selecionados para cada caso.
Porque a Experienced Management acompanha todo o mandato por forma a garantir que tudo se processa da melhor forma.
Porque em caso de desajuste a empresa pode proceder à substituição do gestor sem custos acrescidos.
Porque as relações contratuais são estabelecidas – se a empresa assim o desejar – entre a Experienced Management e a empresa, e entre a EM e o gestor.
Porque os custos são ajustados ao perfil do gestor e caraterísticas do mandato, e apenas são pagos os dias efetivamente trabalhados.

E porque sabemos, pela experiência do nosso parceiro, que cerca de 2/3 dos mandatos resultam, em mercados maduros, de repetição ou de recomendação, sinal óbvio da qualidade desta solução.

O mercado de trabalho está a mudar e a concorrência é feroz. Esta é uma ferramenta nova que pomos à disposição das empresas para enfrentarem os novos tempos.
Contactem-nos para que possamos colocar, na vossa empresa, o gestor certo para resolver o desafio que enfrentam neste momento.

Não hesitem… ficamos à vossa espera em www.experiencedmanagement.pt!

Comentários

Sobre o autor

Avatar

Maria do Rosário Pinto Correia é regente da disciplina de Marketing in The New Era (licenciatura em Business Management) na CLSBE. Coordena, ainda, 3 programas de Executive Education - PGV - Programa de Gestão de Vendas, EI - Estratégias de... Ler Mais