Alentejo entre os melhores destinos turísticos do mundo para visitar no pós-pandemia

Já sabe para onde ir de férias depois de serem levantadas as restrições das viagens? A Forbes selecionou sugestões em todos os continentes para inspirá-lo. Portugal integra a lista.

Em 2020 os planos feitos para viajar tiveram que ser cancelados ou suspensos devido à pandemia da Covid-19. Enquanto não for seguro, as restrições continuarão a limitar as experiências dos turistas que procuram explorar cidades, culturas e paisagens em terras nacionais e internacionais. E embora essa realidade ainda pareça distante, com a chegada da vacina muitas pessoas já estão planear as suas próximas viagens.

Se tem vontade de viajar, mas não sabe por onde começar, apresentamos uma lista de locais sugeridos em todo o mundo pela Forbes para o ajudar a perceber por onde começar no pós-pandemia. A região do Alentejo encabeça a lista.

1.Alentejo, Portugal
A região do Alentejo tem paisagens deslumbrantes, começa por referir a Forbes. Com colinas suaves e um pôr do sol relaxante, encontrará uma cultura descontraída e sem muito stress (exatamente o que todos nós precisamos depois deste último ano).

Aprecie as coisas sem pressa, ande de bicicleta pelas praias, faróis e vilas de pescadores – ou siga para o interior para conhecer castelos e mercados de agricultores. Alugue bicicletas em Évora e planeie o seu próprio roteiro ou reserve um pacote completo.

2. Argélia
Ao longo do Mediterrâneo, a Argélia reúne incríveis ruínas romanas sem as típicas multidões. Como se isso não bastasse, também pode ir para o Deserto do Saara ou para as Montanhas Hoggar para adicionar uma dose de natureza à sua aventura. O visto é necessário para entrar no país, que tem sete locais eleitos Património Mundial da UNESCO.

3. Alta, Noruega
Conhecida como a “cidade da aurora boreal”, Alta oferece as condições ideais para assistir a um espetáculo de luzes. A atividade é frequente e, ao contrário de outros destinos escandinavos, o local tem um número desproporcional de noites claras para a observação.

Nas regiões mais ao norte, a temporada da aurora é mais longa do que o esperado, estendendo-se de setembro a março. Ainda assim, uma visita durante o Inverno é mais recomendada para que que possa desfrutar.

4.Antígua, Guatemala
Não há como negar que Antígua é um destino turístico. As celebrações anuais da Semana Santa (a que antecede a Páscoa) valem a pena. Todos os anos, são criados  “tapetes” na rua com serragem colorida, flores e outros materiais. Estas complexas obras de arte só podem ser vistas durante algumas horas antes que as procissões religiosas desfilem sobre elas. Apesar da data em 2021 já ter passado, já é hora de começar a planejar a viagem para 2022, sugere a Forbes. A cidade colonial tem também belas igrejas para conhecer, ótimos restaurantes e vulcões para visitar fora da cidade.

5. Ozark, Estados Unidos
Ozark tem uma beleza natural abundante, especialmente onde ficam as montanhas Ozark. Esta é uma das maiores áreas selvagens no leste dos Estados Unidos, propensas para caminhadas, passeios de bicicleta e outras atividades. Na cidade, o distrito histórico de Eureka Springs é praticamente uma vila de artesãos e as apresentações da peça “Paixão de Cristo” estão programadas para recomeçar na primavera no Hemisfério Norte.

6. Assam, Índia
Assam está mais perto do Himalaia do que do Taj Mahal, o que mantém esta parte da Índia fora dos limites da maioria dos viajantes. Mesmo assim, o ecoturismo é o principal motivo da visita, com os animais silvestres a serem um dos atrativos: pode procurar um rinoceronte indiano no Parque Nacional Kaziranga ou explorar a floresta perene no Santuário Hoollongapar Gibbon.

O mesmo solo fértil que a torna num bom lar para a vida selvagem também torna a região ideal para a agricultura. Inclua a visita a uma plantação de chá, aconselha a Forbes.

7. Ayutthaya, Tailândia
Ayutthaya foi considerada a maior cidade do mundo em 1700. As ruínas do Parque Histórico de Ayutthaya datam de 1350. O parque é extenso e de um período e cultura diferentes do Angkor Wat. Os comboios de Banguecoque partem com frequência para Ayutthaya, com viagens que duram 90 minutos. A maioria dos visitantes faz passeios de apenas um dia, mas passar a noite é ainda melhor: verá os templos no início da manhã e no final da tarde. O pôr do sol em particular é lindo e um ótimo motivo para não sair muito cedo, escreve a Forbes.

8. Butão
No Butão a contratação de um guia é obrigatória para garantir que os viajantes tratem os habitantes, as comunidades e os espaços naturais e culturais com respeito. Embora ter um guia seja bom para o butanês, também o é para o viajante. É ele quem cuidará dos preparativos logísticos, o que é especialmente importante num mundo onde as restrições de viagem mudam constantemente. Além disso, estes profissionais também contam histórias, falam da cultura e ajudam-no a relacionar-se com a população local.

9. Bristol, Inglaterra
Os fãs do artista britânico Banksy podem estar cientes de como Bristol é um ótimo destino – a arte de rua é fenomenal, descreve a Forbes. A oeste de Londres, Bristol é uma cidade com uma atmosfera vigorosa e animada. Os visitantes devem incluir um tour pelo SS Great Britain de Brunel e pelo emblemático museu M Shed para começar. Os fãs de “Bridgerton” podem fazer uma viagem a Bath, a quinze minutos de distância, para ver pessoalmente os locais de filmagem da série da Netflix.

10. Ilhas Virgens britânicas
O furacão Irma causou estragos nas Ilhas Virgens em 2017, deixando danos devastadores que levaram anos para recuperar. Mas o destino foi reconstruído e reaberto com infraestrutura suficiente para receber turistas. Escolher em qual ilha ficar pode ser uma tarefa difícil.

Comentários

Artigos Relacionados