Opinião

Ainda são as pessoas que criam as tendências…

Susana Duro, Senior Marketing Manager na Coca-Cola Europacific Partners

Encerramos o ano com a lista de resoluções e iniciamos o Ano Novo com a lista de tendências nas mais diversas áreas. Sendo uma pessoa de marketing e sempre atenta ao que há de novo, já fiz a minha pesquisa e verifiquei quais são as principais tendências que marcarão 2024.

Temos assistido a uma evolução/mudança cada vez mais acelerada no marketing, essencialmente devido aos avanços tecnológicos, legislação, mudanças no comportamento do consumidor, etc. Os profissionais de marketing devem antecipar todas estas mudanças e integrá-las nos seus planos de forma a potenciar o negócio, gerar valor, potenciar o valor da marca e envolver o consumidor/cliente.

Em geral, as principais tendências de marketing para 2024 são semelhantes entre os vários autores e no topo vem sempre a Inteligência Artificial. A integração da Inteligência Artificial no Marketing veio mudar a forma como as empresas analisam informações, personalizam experiências do consumidor, otimizam campanhas e muito mais. Hoje em dia já temos vários exemplos de chatbots e apps que revolucionaram as interações com clientes através de experiências mais personalizadas e soluções instantâneas, o que tem contribuído para melhorar a experiência de compra e construir relações mais autênticas. Em 2024, espera-se que as ferramentas de marketing alimentadas por IA, como chatbots, otimização de pesquisa por voz e análise preditiva, sejam ainda mais potenciadas. O grande desafio será evitar cair na facilidade de deixar tudo nas “mãos” destas ferramentas, mas sim reforçar e potenciar a colaboração dos recursos humanos e da IA.

Outra tendência em destaque é o maior uso de Realidade Aumentada (RA) e de Realidade Virtual (RV). Tecnologias imersivas como a RA e a RV podem ajudar a um maior envolvimento com o consumidor. Em 2024, espera-se que estas tecnologias se integrem mais profundamente na estratégia de marketing.

Com todos os avanços da IA iremos ter acesso a uma grande variedade de dados dos clientes/consumidores para organizar e personalizar melhor o conteúdo e as recomendações de produtos e ofertas. A hiperpersonalização será cada vez maior e mais abrangente.

O Marketing de Influência continuará a ser um dos “hot topics” durante 2024. Os consumidores modernos querem cada vez mais dos influencers, eles anseiam por relacionamentos genuínos e autênticos. Esta tendência irá impulsionar o crescimento de microinfluenciadores – indivíduos com menos seguidores, mas muito mais envolvidos.

Vídeos curtos, transmissões ao vivo e conteúdo interativo são cada vez mais importantes. As empresas que efetivamente utilizam essas tendências de vídeo marketing terão uma vantagem competitiva e serão capazes de comunicar as suas mensagens de marca de forma envolvente e dinâmica.

De acordo com os números mais recentes, existem cerca de 200 milhões de utilizadores de assistentes de voz apenas nos EUA.  Em 2024 espera-se que este número aumente por todo o mundo e que as empresas procurem cada vez mais a Otimização da Pesquisa por Voz.

Conteúdo gerado pelo utilizador (UGC) é uma poderosa estratégia de marketing de marca que gera um maior envolvimento e torna a comunicação mais genuína.

E por último a sustentabilidade e marketing orientado para o propósito. À medida que as preocupações ambientais continuam a ocupar o centro das atenções, os consumidores procuram cada vez mais marcas alinhadas com os seus valores. Para alcançar o sucesso, será essencial que as empresas adotem estratégias de marketing sustentáveis e orientadas para um propósito.

Como podemos ver a maior parte das tendências está direta ou indiretamente associada à tecnologia e ninguém se pode “armar em avestruz e enterrar a cabeça na areia”, na tentativa que tudo passe e volte ao que era antes. O segredo é fazer o caminho com todas estas alterações e inovações, umas vezes à frente, outras a par e passo, mas tentar nunca ficar para trás.

No entanto há um ponto que fica sempre esquecido na listagem de tendências, as pessoas. Do meu ponto de vista, as pessoas são e deverão ser sempre o primeiro ponto a considerar. Podem dizer: “Claro que sim, mas isso está sempre subentendido.” Pode estar, mas acredito que uma grande parte das vezes não está. Ou se estiver, está de tal forma que ninguém se lembra.

No meio de tanto avanço tecnológico, de uma cada vez maior imersão de dependência do ambiente digital, é muito fácil esquecermo-nos que ainda trabalhamos com e para pessoas e que ainda são essas pessoas a razão de ser de todos os negócios.

Ainda são as pessoas que criam as tendências e não as tendências que “criam” as pessoas.


Susana Duro tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing para marcas líderes de mercado e um sólido percurso profissional construído em empresas nacionais e multinacionais de referência dentro do mercado de FMCG.

É licenciada em Marketing e Publicidade pelo IADE, pós-graduada em Retail Management e em Direção Comercial no Indeg/Iscte e mestre em Marketing pela mesma instituição. Iniciou a sua carreira de marketing na Henkel Ibérica como gestora de produto, passando depois para brand manager na Dan Cake. Em 2004 entrou para a Nestlé onde esteve durante 11 anos. Aqui desempenhou a função de brand manager da categoria de Culinários, de trade marketing manager na categoria de chocolates e de head of trade marketing na categoria de Cereais de pequeno-almoço. Em 2017 entrou para a Coca Cola Europacific Partners como responsável pela equipa de Customer Development do Canal Alimentar. Em 2022 foi convidada para assumir a função de National Account manager ficando com a responsabilidade de várias contas no canal Horeca Organizado.

Comentários

Artigos Relacionados