AEP ajuda PME a internacionalizar projetos para os mercados asiáticos

As ferramentas de apoio à internacionalização das PME portuguesas serão apresentadas pela Associação Empresarial de Portugal no dia 22 de março, pelas 9h30, num seminário online e gratuito. As inscrições estão a decorrer.
No âmbito do projeto Next Challenge Asia, a Associação Empresarial de Portugal (AEP) vai realizar, no dia 22 de março, pelas 9h30, um seminário online para apresentar guias e ferramentas digitais, com vista a apoiar as PME portuguesas no seu processo de internacionalização para três dos mais importantes mercados asiáticos – Japão, Coreia do Sul e China.
O programa, que contará com as boas-vindas de Paulo Vaz, administrador das Áreas de Negócio da AEP, terá início com a apresentação dos guias digitais que integram informações essenciais para as empresas que pretendem exportar para o Japão, Coreia do Sul e China. Os três guias digitais (um por mercado-alvo) vão permitir às empresas consultar informação sobre os mercados/fileiras e indicações sobre como obter informação atualizada, explica a AEP em comunicado.
Segue-se a apresentação e demonstração das três ferramentas digitais criadas para facilitar o acesso e conhecimento destes mercados asiáticos às PME portuguesas, que estará a cargo de Carlos Lacerda e Rafael Silva, ambos da CH Business Consulting. Estas ferramentas irão funcionar como instrumentos de pesquisa de mercado, autodiagnóstico do grau de maturidade e apoio na definição da estratégia da empresa para a internacionalização.
A Business Intelligence, a primeira dessas ferramentas, dedica-se à caracterização dos três mercados, permitindo às empresas comparar e identificar oportunidades e características chaves de cada um. Já através da Business Knowledge é possível diagnosticar o nível de preparação para iniciar um processo de internacionalização nos mercados asiáticos alvo. Os utilizadores precisam apenas de responder a um inquérito sobre seis tópicos: conhecimento; capital humano; capital relacional; capacidade financeira; reputação e visão internacional.
A terceira ferramenta, a Business Strategy, consiste na preparação do plano estratégico individual de abordagem aos mercados através de um questionário que avalia aspetos essenciais da envolvente interna e externa da empresa. Daqui, resultará uma estratégia de definição de segmentos de mercado, posicionamento e marketing-mix.
“Estas ferramentas serão uma mais-valia para as PME que exportam ou querem exportar para estes mercados asiáticos, uma vez que contribuem para a tomada de decisões mais informadas, permitindo a criação de uma estratégia de abordagem ao mercado mais sustentada e sólida”, refere Jorge Marcolino, diretor da área internacional da AEP, a quem caberá a responsabilidade de encerrar este seminário.
O Next Challenge Asia destina-se a micro, pequenas e médias empresas portuguesas das fileiras Agroalimentar, Casa, Infraestruturas (Água e Energia) e Materiais de Construção que exportem ou pretendam iniciar a sua expansão para os mercados japonês, sul-coreano e chinês, mas assume-se também como uma iniciativa para promover o potencial e posicionamento dos produtos portugueses no mundo.
A participação no seminário é gratuita, mas sujeita a inscrição.