A Ler: A Verdade sobre o Facebook

A ex-funcionária da empresa de Mark Zuckerberg expôs o lado obscuro do Facebook com a divulgação de milhares de documentos sobre a empresa.

Do que fala
O livro “A Verdade sobre o Facebook” é o resultado da pesquisa de Frances Haugen, ex-funcionária da plataforma social criada por Mark Zuckerberg que, em 2021, resolveu ir contra a corrente e denunciar a empresa por práticas pouco claras.

Divulgou dezenas de milhares de páginas de documentos e depôs perante o Congresso norte-americano. Garantiu que toda a gente percebia exatamente o que aqueles documentos revelavam: o Facebook sabia que tinha acidentalmente alterado o seu algoritmo para recompensar o extremismo, e recusou-se a corrigir essa falha. Sabia que os seus utilizadores estavam a usar a plataforma para fomentar a violência, espalhar falsidades e diminuir a autoestima de jovens mulheres.

Estes acontecimentos, bem como a história da jovem funcionária do Facebook que se tornou “delatora para contar a verdade”, são o ponto de partida deste livro que trouxe para a agenda internacional a discussão sobre a necessidade de regulamentar as redes sociais.

Quem escreveu
A norte-americana Frances Haugen, 40 anos, é engenheira, cientista de dados e gestora de produto. Passou por Silicon Valley, pela Google e em 2019 foi contratada pelo Facebook. Em 2021 acabaria por divulgar dezenas de milhares de documentos internos do Facebook à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos e ao Wall Street Journal.

Temas Chave
Redes Sociais, Internet, Política

Ficha Técnica
Título: A Verdade sobre o Facebook
ISBN: 9789896620011
Edição: abril de 2024
Editora: Casa das Letras
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 432

Comentários

Artigos Relacionados