O antigo ministro da educação Eduardo Marçal Grilo lançou este mês um livro que aborda as novas oportunidades e desafios do nosso país.

Do que fala
Chegou às bancas esta semana um novo livro de Eduardo Marçal Grilo no qual o antigo ministro da educação reflete sobre as novas oportunidades e desafios do país e deixa as suas ideias para o desenvolvimento de Portugal.

Marçal Grilo fala no domínio da exportação dos nossos produtos, na modernização tecnológica dos setores exportadores, no quadro geoestratégico global e no relacionamento com países da CPLP, por exemplo.

O “Não tenham medo do futuro” debruça-se sobre a fase que vivemos, a nível global e especificamente no que diz respeito a Portugal, e pretende contribuir para uma melhor compreensão da situação do país e do papel da educação e da formação no futuro das crianças e jovens. É também uma tentativa de combater a ideia de que o futuro não nos reserva nada de bom.

Para Marçal Grilo basta pensarmos na própria história do país, na sua localização geográfica e centralidade, na integração de Portugal no espaço europeu, na estabilidade política e na conquista de mercados em países estrangeiros ou no clima, entre outras variáveis igualmente animadoras.

O livro está dividido em duas partes: a primeira dedicada aos desafios globais, onde faz uma análise mais abrangente na nova ordem mundial; a segunda, dedicada concretamente a Portugal, onde detalha as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do país, reflete sobre a importância da educação, os seus pilares e enumera 15 temas-chave da educação em Portugal.

“Sem esconder os perigos e os riscos que nos esperam num futuro tão imprevisível, este livro procura motivar, sobretudo os mais novos, a acreditar que só com uma boa formação de base poderão encarar com confiança as dificuldades e os problemas que vão encontrar ao longo da vida”, defende o autor.

Quem escreveu
Atualmente, Eduardo Marçal Grilo, 78 anos, está ligado à Universidade de Aveiro, é membro do Conselho de Curadores da Fundação Francisco Manuel dos Santos e faz comentário político na RTP3.

Licenciado em Engenharia Mecânica, pelo Instituto Superior Técnico, desempenhou ao longo da sua vida profissional vários cargos governativos entre os quais o de diretor-geral do Ensino Superior, presidente do Conselho Nacional de Educação e Ministro da Educação.Também esteve na Gulbenkian onde foi diretor do Serviço de Cooperação e administrador. Do seu percurso fazem parte também a autoria de vários livros.

Temas Chave
Economia, sociedade, educação

Ficha Técnica
Título: Não Tenham Medo do Futuro
ISBN: 9789897245374
Edição: setembro 2020
Editora: Clube do Autor
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 220

Comentários