A Ler: Economia Zero

Um mundo com zero pobreza, zero desemprego e zero emissões líquidas de carbono é o que preconiza Muhammad Yunus, criador do microcrédito, negócio com cariz social e Prémio Nobel da Paz em 2006.
Do que fala
Muhammad Yunus denuncia que o capitalismo, nos moldes atuais, está esgotado: gera desigualdade crescente, desemprego em massa e destruição ambiental. Como alternativa, defende uma economia que liberte o altruísmo como força criativa, tão poderosa quanto o interesse individual. Um novo sistema económico capaz de salvar a humanidade e o planeta, e de contribuir para a construção de um futuro com zero pobreza, zero desemprego e zero emissões líquidas de carbono.
O autor sublinha que não se trata de um sonho utópico, já que nos últimos anos milhares de pessoas e organizações conseguiram concretizar esta visão, criando negócios inovadores com cariz social que respondem a necessidades humanas em vez de acumular riqueza. Projetos que, explica, estão por exemplo, a levar energia solar a milhões de lares no Bangladesh, a transformar jovens desempregados em empreendedores ou a financiar empresas de mulheres nos Estados Unidos.
Neste livro, Yunus descreve a nova civilização que emerge destas experiências e mostra como grandes empresas mundiais já se envolveram neste modelo. Mais, apresenta as novas ferramentas financeiras que impulsionam os negócios com cariz social e defende as mudanças na lei necessárias para acelerar esta transformação.
Quem escreveu
Muhammad Yunus nasceu no Bangladesh e licenciou-se em Economia pela Universidade de Daca, tendo prosseguido os estudos nos Estados Unidos ao abrigo de uma bolsa Fulbright, que lhe permitiu doutorar-se em Economia na Universidade de Vanderbilt. De regresso ao país natal, assumiu em 1972 a direção do Departamento de Economia da Universidade de Chittagong. Através do contacto direto com comunidades rurais pobres Yunus desenvolveu o conceito de microcrédito, em 1983. O Grameen Bank (Banco da Aldeia), foi uma instituição pioneira que concedeu pequenos empréstimos sem garantias a pessoas sem acesso ao sistema bancário tradicional. A iniciativa transformou-se num movimento global que ajudou milhões de famílias em todo o mundo a sair da pobreza, sobretudo mulheres, fortalecendo a autonomia económica e social das comunidades.
Pela sua contribuição inovadora no combate à pobreza e na promoção do desenvolvimento sustentável, Muhammad Yunus e o Grameen Bank receberam em 2006 o Prémio Nobel da Paz.
Temas Chave
Economia, Sociedade, Finanças
Ficha Técnica
Título: Economia Zero
ISBN: 9789895705207
Edição: outubro de 2025
Editora: Alma dos Livros
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 296