A Ler: A beleza de ser pequeno

Uma economia centrada nas pessoas, longe da grande escala, é a visão defendida pelo estatístico e economista Ernst Schumacher.

Do que fala
“A Beleza de ser pequeno” é um estudo de economia política como se as pessoas tivessem importância, retrata a visão de Ernst Shumacher como resposta à crise do modelo capitalista, nos anos 70 do século passado. A sua abordagem distancia-se do gigantismo da economia para nos obrigar a pensar a uma escala humana, já que, de acordo com o autor, só ela permite uma melhor satisfação das necessidades, incentiva melhores relações e poderá aproximar as pessoas da felicidade.

O autor baseia a sua teoria no desenvolvimento de uma consciência e espírito comunitários, e defende que só uma economia centrada nas pessoas assegura a sustentabilidade ambiental e humana. Com esta perspetiva, “A Beleza de Ser Pequeno”, afirma-se como um estudo de economia política como se as pessoas tivessem importância.

Quem escreveu
Ernst F. Schumacher (1911 – 1977) foi um estatístico e economista alemão-britânico mais conhecido pelas propostas em torno das tecnologias descentralizadas e adequadas à escala humana. Foi conselheiro económico do British National Coal Board e fundou o Intermediate Technology Development Group. Privou com John Maynard Keynes de quem era protegido.

Temas Chave
Economia, Política

Ficha Técnica
Título: A beleza de ser pequeno
ISBN:  9789896947484
Edição: setembro de 2023
Editora: Actual Editora
Idioma: Português
Encadernação:  Capa mole
Páginas: 396

Comentários

Artigos Relacionados