Com nota introdutória do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o “101 vozes pela sustentabilidade” junta textos de personalidades de diversos setores da vida pública em que o foco é o desenvolvimento responsável.

Do que fala
Ao longo de mais de 700 páginas, o livro “101 vozes pela sustentabilidade – Por um desenvolvimento responsável”, um projeto do ISCTE Executive Education, coordenado pela jornalista Mónica Bello, reúne textos de uma centena de personalidades portuguesas – de diferentes áreas sociedade civil e da via pública, desde a política, à economia, gestão, direito, academia, empresas, investigação ou artistas, entre muitos outros –, que abordam o tema da sustentabilidade, do futuro e da forma como estão empenhados em assegurar o desenvolvimento responsável nas suas organizações, a bem das pessoas, do país e do planeta.

Defendem um desenvolvimento responsável que passa pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU: do combate à pobreza às energias renováveis, da educação à justiça, da saúde ao trabalho digno.

Neste livro, os leitores serão confrontados com realidades, termos e palavras-chave, uns que conhecem bem e outros que vão passar a fazer parte do seu léxico – da transição energética ou transição verde aos ODS das Nações Unidas, passando por Natureza Positiva, NetZero, descarbonização, ESG (Environmental, Social, Governance), desperdício, viver com menos, gestão da água, circularidade, desigualdades, os 3 p’s da sustentabilidade (People, Profit, Planet, a que se juntam Purpose e Prosperity), e ainda sociedade sustentável ou igualdade de género.

Como lembra António Guterres no livro, “um número crescente de empresas está a abraçar esta mudança social, ambiental e financeira. Cidades e regiões estão a desenvolver novos modelos – de vida e de trabalho; de cultivo e de consumo de alimentos; e de redução da emissão de gases com efeito de estufa. Juntos, podemos pôr as pessoas e o planeta em primeiro lugar”.

Quem escreveu
Coordenado pela equipa do ISCTE_Executive Education e pela jornalista Mónica Bello, o livro foi escrito a várias mãos e conta com a participação de nomes como António Costa Silva, António Saraiva, Francisco Ferreira, Luísa Schmidt, Bordalo II, Carlos Fiolhais, Pedro Norton de Matos, Teresa Ricou, Roberta Medina, num total de 101 personalidades.

Temas Chave
Planeta, Sustentabilidade, Ambiente

Ficha Técnica
Título: 101 Vozes pela Sustentabilidade
ISBN 9789896613884
Edição: maio de 2022
Editor: Oficina do Livro
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 776

Comentários