Porque é que as “Nature Positive Travel” devem estar no seu radar em 2023? O WTTC explica.

O conceito de “Nature Positive Travel” incentiva o turismo com impacto positivo no meio ambiente e, segundo o World Travel and Tourism Council (WTTC), este ano deve estar ainda mais nas prioridades de quem gosta de viagens na natureza.

A consciência ambiental dos viajantes e da indústria do turismo melhorou substancialmente nos últimos anos. Tem-se dado mais atenção à necessidade de reduzir o seu impacto na natureza e o conceito de “Nature Positive Travel”, ou viagem positiva na natureza, está cada vez mais presente nas prioridades que quem gosta de viajar para destinos de natureza.

O World Travel and Tourism Council (WTTC) revela que viagens e o turismo são um dos seis setores económicos com mais de 80% dos seus bens e serviços altamente dependentes da natureza. Também por isso, tem incentivado um comportamento mais consciente e apelado a que os viajantes deixem um rasto positivo nos locais que visitam. Lançou a iniciativa “Nature Positive Travel” que desafia os turistas a colocarem a natureza em primeiro lugar, uma ideia apresentada antes da COP15, a conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade realizada em dezembro de 2022, e que visa reduzir o impacto negativo das viagens na natureza.

Desta forma, o WTTC lançou um relatório com base neste novo conceito de “Nature Positive Travel”, que visa sensibilizar os viajantes para o valor da biodiversidade, para além de analisar o impacto das empresas de viagens na natureza, para colaborar com as comunidades locais como guardiãs da natureza e para investir na proteção das espécies e na reconstrução do habitat. Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, afirma tratar-se de um “guia prático para nossa indústria”, citada pelo The New York Times.

Impõe-se acima de tudo deixar uma pegada positiva para onde quer que se viaje – seja numa praia a mergulhar em recifes de corais ou a caminhar numa montanha –, sobretudo se se pensar que 80% de todas as viagens envolvem algum tipo de natureza, como frisou a presidente do WTTC. O objetivo é aumentar a consciência para que os vestígios humanos sejam o menor possível.

Como criar impacto positivo?
O relatório do WTTC aborda várias formas através das quais a indústria de viagens pode deixar uma pegada positiva na natureza. Por isso, apela a que os governos e os diferentes players do setor de turismo façam conexões dentro das comunidades de forma a protegerem e salvaguardarem a natureza.

A presidente e CEO do WTTC cita o exemplo da África do Sul, onde a caça ilegal de rinocerontes é bastante frequente, e onde muitas organizações, incluindo agências governamentais, entidades privadas de conservação e alojamentos de safari, incentivaram as pessoas para que as comunidades locais ganhem mais ao proteger os rinoceronte. O Ruanda é outro exemplo de um país onde o governo também está a trabalhar com a população local para converter as terras para agricultura em florestas onde os gorilas possam viver.

Hotelaria mais sustentável
O relatório enfatiza também o papel que os hotéis e os resorts devem desempenhar no “investimento verde”. Ou seja, de acordo com o WTTC, os hotéis também devem avaliar a sustentabilidade, por exemplo, das suas fontes de energia e das cadeias de abastecimento alimentar. Cultivar alimentos localmente ou recorrer a produtores da sua área geográfica de intervenção, é também uma forma de evitar as emissões associadas ao transporte.

As sugestões vão também no sentido de que estes, sempre que possível, melhorem as suas instalações para evitar danos no habitat, imponham restrições de tempo no uso de veículos para reduzir a poluição sonora ou restaurem habitats danificados em colaboração com as comunidades locais.

O papel dos viajantes
E como podem os viajantes causar um impacto positivo na natureza? São várias as possibilidades a nível individual. Por exemplo, se permanecer vários dias num hotel não há necessidade de trocar os lençóis ou as toalhas todos os dias. Se o hotel em que estiver instalado ainda usar plástico, por exemplo nos frascos de champô, entre outras utilities, confronte-os sobre isso e mostre o seu desagrade para os incentivar à mudança.

Comentários

Artigos Relacionados