Start Campus apoia projetos comunitários no valor de 100 mil euros

A plataforma comunitária GAMMA apoiará as áreas estratégicas de desenvolvimento educacional, ambiente, comunidade e empreendedorismo. As candidaturas estão abertas até 15 de janeiro de 2023.
A Start Campus, empresa responsável pelo desenvolvimento do megacentro de dados SINES, lançou a Plataforma Comunitária GAMMA, uma iniciativa anual que irá apoiar projetos comunitários em Sines e Santiago do Cacém. Podem candidatar-se pessoas, organizações ou empresas com propostas de projetos transformadores centrados nas comunidades locais. As candidaturas são gratuitas e poderão ser realizadas até 15 de janeiro de 2023.
O objetivo da Start Campus ao criar a plataforma GAMMA é capacitar os membros da comunidade a serem líderes no desenvolvimento regional, apoiando iniciativas locais que reflitam quatro pilares de investimento: desenvolvimento educacional, ambiente, comunidade e empreendedorismo.
As candidaturas mais pontuadas serão apresentadas a um júri durante um evento de inovação e entrevistas, durante o qual terão a oportunidade de apresentar as suas ideias. De seguida, os projetos serão alvo de sondagem pública e comunitária num modelo semelhante ao orçamento participativo em prática em alguns municípios do país. O projeto com o maior número de votos será premiado com um financiamento de até 90%. Os concorrentes adicionais poderão receber financiamento com base no orçamento remanescente e disponível para este ano.
Esta primeira edição vai atribuir um total de 100 mil euros a projetos que tragam benefícios concretos às comunidades daquelas regiões que acolhem as operações da Start Campus. Além do financiamento aos projetos vencedores, a Start Campus também dará apoio técnico para garantir a sua execução no terreno. Os vencedores serão anunciados na plataforma e celebrados numa cerimónia em Sines, no final de abril.
“Pretendemos deixar um impacto positivo na região, promovendo o crescimento económico e a prosperidade através da colaboração com organizações e empresários locais, residentes, e outros interessados para compreender e apoiar a sua visão para o seu futuro desta comunidade”, afirmou Fabiola Bordino, diretora de sustentabilidade da Start Campus.