Jovem empreendedora de 16 anos recicla plástico dos oceanos e dá-lhes uma nova vida

O Sea Monkey Project foi criado por Sydney Steenland e família e recicla plásticos que encontra nos oceanos transformando-os em acessórios e souvenirs éticos.
A vida da jovem Sydney Steenland, 16 anos, está ligada ao mar há vários anos ou não vivesse ela num barco, com a família, desde criança, uma opção familiar que lhe permitiu ficar a conhecer partes do mundo que nunca imaginaria.
Foi exatamente por testemunhar, na primeira pessoa, a extensão da poluição dos oceanos provocada pelos plásticos, que Sydney Steenland, conjuntamente com a família decidiu criar um projeto social que chamou de Sea Monkey Project (sea monkeys era o nome que os pais chamavam aos filhos em pequenos).
A missão da jovem Sydney, movida pelo desejo de salvar o oceano que ela e a família chamam de lar, seria reciclar plásticos retirados do mar e transformá-los em novos objetos, além de dar “educar” a população sobre a importância dos oceanos e da sua não poluição.
Os números de poluição oceânica são elevados e, segundo a International Union for Conservation of Nature, anualmente, cerca de 14 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos. Além disso, o lixo plástico é o mais abundante representando 80% de todos os detritos encontrados.

Sydney Steenland
Sydney e a família instalaram-se na Malásia e tem sido a partir daí que têm desenvolvido o Sea Monkey Project, agora com uma equipa alargada de habitantes locais.
O Sea Monkey Project recicla plástico recorrendo a máquinas construídas pela família, usando um projeto de open source de um designer industrial holandês.
A máquina de upcycling tem três partes separadas; um triturador, uma extrusora (que derrete o plástico) e um injetor que o coloca nos moldes do novo objeto que se quer produzir. Na Malásia, a empresa já possui 26 máquinas espalhadas pelo país e, desde 2018, já colocaram 57 máquinas de reciclagem em 15 outros países.
O lado social da iniciativa está presente também no facto de criarem oportunidades de emprego para comunidades marginalizadas, além de organizaram oficinas educativas. O Sea Monkey Project já reciclou mais de 22.500 produtos e organizou cerca de 10 mil workshops educacionais.