Porto tem 100 mil euros para apoiar projetos tecnológicos e de inovação
A Câmara Municipal do Porto e a Associação Porto Digital lançaram a 6ª Convocatória Aberta que pretende financiar projetos que desenvolvam e dinamizem o ecossistema tecnológico da cidade. O investimento global é de 100 mil euros, sendo que cada atividade selecionada pode obter uma ajuda de até 10 mil euros.
A Convocatória Aberta 2022 está a aceitar candidaturas submetidas por entidades e organizações coletivas, nacionais ou estrangeiras, para promoção de atividades que estimulem o ecossistema de inovação do Porto.
A Convocatória Aberta, que realiza-se desde 2017, já recebeu mais de 10 mil participantes e apoiou 36 atividades.
Com base no número de propostas que todos os anos são recebidas e que não são selecionadas, nesta nova edição foi decidido um reforço de orçamento, que ascendeu para um total de 100 mil euros, podendo cada atividade selecionada usufruir de um apoio até 10 mil, explica a organização da iniciativa.
Em termos de áreas de ação, as atividades candidatas à edição de 2022 deverão relacionar-se com estudos, mapeamentos e avaliações do ecossistema de inovação e tecnologia, partilha de conhecimento, capacitação e formação profissional, bem como de capacitação dos cidadãos para as novas tecnologias e Transição Digital, promoção e dinamização de comunidades tecnológicas e de promoção da ciência e conhecimento, e a valorização da inovação e tecnologia junto de empresas de base tecnológica, nomeadamente através do apoio à ideação e experimentação, e ao desenvolvimento de soluções e serviços inovadores.
A iniciativa, promovida pelo Município do Porto, enquadra-se na estratégia para a inovação e transição digital e é coordenada pela Porto Digital através da plataforma para a inovação Porto Innovation Hub. Conta, nesta nova edição, com o apoio da UPTEC – Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto.
A Portuguese Women in Tech (PWIT), a Founders Founders e a start-up Chaperone fazem parte da lista de projetos já selecionados pela Convocatória Aberta.
As candidaturas para a nova edição decorrem até 31 de agosto e podem ser realizadas online.








