Crowdfunding do mês: empresa cria fragrância com o cheiro do Espaço

Se já se questionou como cheira o Espaço, um novo perfume pode dar-lhe a resposta. Recentemente, foi lançada uma campanha de crowdfunding no Kickstarter para uma nova fragrância chamada Eau de Space, que tem o cheiro do Espaço sideral.
A Omega Ingredients, uma empresa de aromas naturais que trabalha para a indústria alimentar e das bebidas sediada no Reino Unido, anunciou ter criado uma fragrância com o cheiro do Espaço sideral.
Vários astronautas revelaram já que o Espaço deixa um cheiro distinto nas suas roupas, havendo quem diga que se assemelha a pólvora, carne queimada ou até framboesas. Esta fragrância, que nunca terá chegado à Terra diretamente, pode agora chegar ao nosso planeta pela mão da Omega Ingredients, escreve o Futurism.
A empresa espera que a fragrância, chamada de “Eau de Space”, chegue ao mercado através de uma campanha do Kickstarter – site de financiamento coletivo que procura apoiar projetos inovadores – que já ultrapassou os 543 mil dólares, o equivalente a 463 mil euros (o objetivo inicial era de 1.969 dólares, cerca de 1.677 euros).
De acordo com a CNN, o fundador da Omega, Steve Pearce, foi inicialmente contratado pela NASA em meados de 2008 para recriar uma fragrância com o cheiro do Espaço sideral. Levou cerca de quatro anos para criar um cheiro “único”.
“O objetivo da NASA em simular o espaço durante os processos de treino passa por eliminar qualquer surpresa para os astronautas no espaço sideral (…) A prática leva à perfeição e é a Rocket Science”, pode ler-se na descrição do Kickstarter.
Mas afinal ao que cheira o Espaço? “Metálico é a melhor descrição que posso apresentar. Uma agradável sensação doce e metálica (…) Recordou-me vapores agradáveis de solda com cheiro doce – é esse o cheiro do Espaço”, disse Don Petti, ex-cientista da Estação Espacial Internacional, num artigo publicado num blogue da NASA.
A equipa Omega Ingredient escreveu no seu site que um dos objetivos do produto é inspirar jovens estudantes a seguir carreira na área das ciência e tecnologia, e que outras iniciativas se seguirão, se o perfume for realmente para a frente. Segundo a CNN, diretor de produtos da Eau de Space, Matt Richmond, já está a pensar em lançar um outro perfume baseado no cheio da Lua, depois de se ter entusiasmado com o primeiro produto.