4 tendências chave para o futuro das empresas, segundo a Salesforce

Inovação, construir uma sede digital, segurança e foco na sustentabilidade. Estes são os quatro pilares e tendências para o futuro que a Salesforce identificou no seu Innovation Day Lisboa.
A tecnológica especializada em Customer Relationship Management (CRM), realizou recentemente um Innovation Day Lisboa – onde reuniu algumas das principais empresas do país, mais de 1.100 convidados e oradores nacionais e internacionais – para debater a inovação e a aplicação da tecnologia por empresas de múltiplos setores de atividade.
A necessidade de criar um novo modelo de conexão com os clientes, de transformar o mundo do trabalho com a construção de uma “sede digital”, de enfrentar os desafios de segurança e lidar com as mudanças climáticas foram as quatro principais tendências que a Salesforce identifica como desafios estratégicos para as empresas. Assim, e para ajudar as empresas a prepararem-se para estas mudanças, a Salesforce concretizou as tendências que vão marcar os próximos anos:
Inovação – As empresas devem entrar em contacto com os clientes de uma maneira totalmente nova. As suas estratégias devem colocar o cliente no centro, o que implica uma conexão total, constante e omnicanal.
Construir uma sede digital – É necessário dotar os colaboradores de ferramentas que lhes permitam colaborar a partir de qualquer lugar. O objetivo é unificar todas as tecnologias de trabalho colaborativo para estreitar o relacionamento com o cliente, aumentar a produtividade e simplificar os processos.
Garantir a segurança – Na era pós-pandemia, cuidar de clientes, colaboradores, parceiros e demais membros da comunidade é um dever e uma prioridade para todas as empresas. Para isso, é necessário implementar ferramentas que permitam o contacto seguro entre as pessoas, verificar processos de vacinação ou testagem ou criar protocolos de saúde flexíveis.
Foco na sustentabilidade – Participar ativamente na luta contra as mudanças climáticas é um dever, e o papel das empresas na descarbonização deve ser primordial. As inovações que lhes permitam oferecer informações sobre as suas emissões com total transparência, bem como as ferramentas que os ajudem a medir a sua pegada de carbono, serão fundamentais.