Fundo inglês compra tecnológica do Porto Cloudware

A gestora de fundos de private equity britânica Oakley Capital adquiriu a totalidade do capital da Cloudware, que passa a integrar o maior grupo ibérico de software de gestão, o “Grupo Primavera”, liderado por Santiago Solanas.

Vítor Pinho, Eurico Inocêncio e João Neto, que até agora compunham a estrutura acionista da Cloudware, chegaram a acordo com o fundo de investimento inglês Oakley Capital para a venda de 100% do capital desta tecnológica. Com sede e escritórios no Porto, onde emprega atualmente cerca de 30 profissionais, faturou 2,8 milhões de euros no ano passado, com um EBITDA de 1,8 milhões.

O Grupo Primavera é detido maioritariamente pela Oakley Capital e composto por 11 empresas do setor em Portugal e Espanha. Em junho do ano passado foi noticiado que a fundo Oakley Capital acordou a aquisição da empresa portuguesa de software de gestão Primavera e que, juntamente com a espanhola Ekon, seria criado um novo grupo na Península Ibérica focado em soluções para as PME.

Agora, a Oakley Capital diz que a aquisição da Cloudware permitirá consolidar a liderança do grupo no setor da Contabilidade em Portugal. O Grupo conta já com mais de 750 colaboradores e com um volume de negócios agregado de cerca de 70 milhões de euros.

“Com este acordo, a Cloudware passará a fazer parte do conjunto de 11 empresas adquiridas pela Oakley Capital, entre as quais, em Espanha, a Ekon, um reconhecido fabricante de software de gestão cloud para médias e grandes empresas, a Contasimple, a Diez Software, e o Club del Asesor, entre outras. Em Portugal, o Grupo Primavera comprou também recentemente a Primavera BSS, empresa de referência no software de gestão”, refere o comunicado.

A mesma nota cita os dois fundadores da empresa, Vítor Pinho e Eurico Inocêncio, a dizerem que “as soluções inovadoras que criamos, através de uma abordagem diferenciada no modelo de comercialização, permitiram em Portugal alterar o paradigma do software de gestão”.

“A associação ao Grupo Primavera e a dimensão da Oakley, permitirão criar sinergias, beneficiando de outras experiências e conhecimento do mercado espanhol, o que irá acelerar o crescimento da Cloudware, a capacidade de investigação em tecnologias emergentes e a sua aplicabilidade à realidade das empresas e dos contabilistas”, lê-se no comunicado.

O CEO do Grupo Primavera, Santiago Solanas, afirma que “o nosso objetivo é oferecer as melhores soluções de software de gestão para as empresas e escritórios de contabilidade em Portugal e Espanha, adaptando-as constantemente às necessidades dos nossos clientes, e apoiando-nos em equipas altamente motivadas e inovadoras. A aposta na Cloudware e na liderança do Vítor e do Eurico são uma continuação do nosso caminho rumo à liderança no mercado de software de gestão ibérico. Reforçamos a nossa presença no mercado dos contabilistas e expandimos a qualidade da nossa oferta para todo o tecido empresarial português”.

 

Comentários

Artigos Relacionados