Congresso da APDC regressa para debater os impactos da Covid, guerra e metaverso
Daniel Innerarity, considerado pelo “Le Nouvel Observateur” um dos 25 grandes pensadores do mundo, e Matthew Griffin, que fundou o Instituto 311, são alguns dos nomes confirmados no 31.º congresso da APDC que decorre a 11 e 12 de maio em modelo híbrido, em Lisboa.
A 31ª edição do Congresso da APDC realiza-se a 11 e 12 de maio e tem como tema “Tech and Economics: the way forward”. O evento volta a ser realizado em formato híbrido, a partir do Auditório da Faculdade de Medicina Dentária de Lisboa e online.
O 1º dia do Congresso da APDC abordará vários temas ligados às tecnologias e aos seus impactos nos negócios e também nas pessoas. O papel da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Inteligência Artificial, a Cibersegurança, a Soberania, o 5G, o Metaverso e a Democracia são alguns dos tópicos em cima da mesa.
Já o 2º dia será dedicado à era pós-covid e pós-guerra na Europa. Dos planos de resiliência europeus ao futuro da Europa, passando pelas perspetivas para o capitalismo, pelo talento e a economia, serão os temas em análise. Vão ainda decorrer os já tradicionais, mas sempre renovados Estados da Nação dos Media e das Comunicações, com os líderes dos grandes grupos presentes no mercado nacional.
Entre os oradores confirmados, encontram-se Daniel Innerarity, considerado pelo “Le Nouvel Observateur” um dos 25 grandes pensadores do mundo, é catedrático de Filosofia Política e Social; investigador “Ikerbasque”, na Universidade do País Basco, e professor a tempo parcial no Instituto Universitário Europeu (Escola de Governação Transnacional) – onde detém a Cátedra “Inteligência Artificial & Democracia”, Michael Wade, professor de Inovação e Estratégia e perito em transformação digital, Shivvy Jervis que é descrita pelo Fórum Económico Mundial como “tendo a capacidade única de abordar tópicos complexos de uma forma tão centrada no ser humano”, Charlie Fink, colunista da Forbes Tech, onde escreve sobre tecnologias imersivas. É consultor AR/VR e ensina XR na Chapman University in Orange, Califórnia, e Matthew Griffin, que depois de trabalhar na IBM, ATOS e Dell, fundou o Instituto 311, do qual é CEO, e é também o autor da série Codex of the Future.
O congresso terá tradução simultânea para inglês, de forma a permitir que qualquer participante internacional possa assistir. Nesta edição, a participação online é gratuita, pelo que qualquer pessoa pode inscrever-se no website do congresso.








