Jovem escocês de 19 anos visto como caso de sucesso no mundo empreendedor

Créditos: Saulderson Media

Suhit Amin tem 19 anos, acaba de recuperar de um cancro, mas apesar de tudo, na sua ainda curta história de vida, teve motivação para criar uma agência de marketing. Já é visto como um caso de sucesso internacional.

A vida de Suhit Amin, um jovem de 19 anos natural de Glasgow, Escócia, tem sido pautada por vários problemas de saúde, mas nada que o desmotivasse a prosseguir os seus sonhos. Lembra-se quando a sua saúde começou a apresentar os primeiros sinais preocupantes, tinha apenas 16 anos, altura em descobriu “um pequeno caroço” no pescoço, contou ao Entrepreneur.

Durante meses foi submetido a testes, exames e biópsias que deram o diagnóstico final: um linfoma de Hodgkin de estádio 2. “Entrei em estado de choque”, confidenciou Amin que, na altura, tinha 85% de hipóteses de sobrevivência. Mas foram os restantes 15% que o salvaram e motivaram a fazer algo que fizesse a diferença. Com esta determinação em mente, e não querendo “deixar o mundo sem ter feito algo de grande impacto”, Suhit Amin não baixou os braços e deu asas ao seu sonho: “ser um empreendedor de sucesso”.

Foi como gamer que Amin entrou no mundo dos esports e dos influencers. E também como streamer, partilhando vídeos na plataforma YouTube com o seu canal Chainex onde disponibilizava conteúdo sobre as animações do jogo Five Nights at Freddy’s. Chegou aos 37 mil subscritores, com milhões de visualizações mensais. A medida que aprendia mais sobre o negócio de YouTube o seu sucesso consolidava-se.

Amin começou por gerir aquilo a que os youtubers chamam de “campanhas multicanais”, uma forma de ampliar a visibilidade de uma marca. Conseguiu arranjar estratégias de forma a conseguir tratar eficazmente da publicidade e promoções para uma grande quantidade de Youtubers, sob alçada da empresa Think Talent.

Todos os contactos que Amin colecionou durante o tempo em que exerceu esta função trouxeram-lhe uma oportunidade de liderar o marketing para a empresa FragRadio que tem uma plataforma que fornece música de streaming gratuita para todos os jogadores. Mas esta altura, que Amin pensou ser o ponto de viragem na sua carreira, com apenas 16 anos, coincidiu com o aparecimento do primeiro sinal daquilo que lhe viria a ser diagnosticado como um Linfoma, pelo que o emprego dos seus sonhos teria de esperar.

“Desde muito novo que os meus pais sempre me incutiram a importância de transformar algo negativo em positivo,” explicou Suhit Amin na Entrepneur. Demorou a habituar-se à sua nova realidade, até adotar o mindset de que não iria desistir e que cada tratamento que tinha de fazer era menos um até recuperar.

Após os seis meses de recuperação voltou a sua atenção para a construção de uma agência de marketing de influencers que tinha como objetivo representar talento e desenvolver campanhas criativas. Assim, no outono de 2018, lançou oficialmente a Saulderson Media, inicialmente virada para o mundo do gaming, mas que, à medida que foi crescendo, começou a diversificar os seus serviços e a trabalhar com influencers e múltiplas marcas.

A empresa rapidamente atingiu receitas na casa dos milhões e, atualmente, tem um gestor de talentos dos criadores de conteúdo para redes sociais de alto desempenho no Youtube, no Instagram, Twitch e, ainda, no TikTok.

Em 2019, a Saulderson Media esteve envolvida no processo de lançamento de softwares de criação de vídeos e outros conteúdos, como é o caso da Wondershare Filmora9, e recorreu a alguns criadores de conteúdo para a promoção das aplicações. Na fase seguinte à promoção atraiu  6,4 milhões de utilizadores e 16 mil  visitantes para os sites do produto.

A campanha desenvolvida pela empresa de Suhit Amin para a promoção da Wondershare foi reconhecida como “Best Use of a Small Budget” nos Marketing Awards 2020, um evento anual que premeia os melhores trabalhos na área do marketing.

As lições de vida de um adolescente
Ao mesmo tempo que lidera o crescimento de uma das primeiras empresas escocesas de marketing de  influência, Suhit Amin, que atualmente frequenta o terceiro ano de estudos na Universidade de St. Andrews, está também a deixar a sua marca e influência partilhando a sua experiência e as aprendizagens com outros aspirantes a empreendedores. Através da sua experiência como sobrevivente de um Linfoma, Amin retirou seis lições de vida que aplica ao seu próprio negócio:

Ver desafios, não obstáculos
“Os obstáculos são sempre atirados para o teu caminho”, diz ele, “mas podes encontrar uma maneira de ultrapassar isso. Tem a mentalidade de que este não é um obstáculo, mas é um desafio e vais superar este desafio”.

Ser persistente e resiliente
“Se queres alcançar alguma coisa, tens de ser persistente”, diz Amin. “Mas o que realmente te vai moldar e ao teu sucesso é como ultrapassas os contratempos.”

Ser grato
“O cancro deixou-me muito grato pela vida e a não tomar as coisas como garantidas”. Estou tão grato pelo sucesso que tenho na vida e no meu negócio”.

Sê tu próprio
“Não desperdices tempo e energias a tentar ser aquilo que não és. A pressão de ser bem-sucedido é muitas vezes definida pela interpretação de terceiros daquilo que é o sucesso, quando na verdade é a nossa própria definição que importa e não a deles”.

Não deixar passar oportunidades
As
oportunidades surgem de todo o lado e podem levar a qualquer lugar. Nunca dizer que não a uma oportunidade, porque uma oportunidade, seja em que área for, poderá abrir portas e levar a um sucesso maior.

Ser sempre positivo
Se não tiveres uma atitude positiva na vida, então nunca viverás uma vida completa. Atrais na tua vida aquilo em que acreditas.

Comentários

Artigos Relacionados