Investimentos de venture capital na Europa Central e Oriental ultrapassaram os 5,4 mil milhões de euros em 2021

Polónia, Estónia, Roménia e Lituânia lideram o top de países mais ativos em investimentos de capital de risco na Europa Central e Oriental em 2021, de acordo com o relatório da Vestbee, que atribuiu à empresa de software de automação de processos robóticos UiPath a maior ronda de financiamento.
O número de investimentos de venture capital na Europa Central e Oriental ultrapassou, em 2021, os 5,4 mil milhões de euros em financiamento total, duplicando o valor do ano anterior. Esta é a principal conclusão do relatório VC Transactions In CEE Report – 2021, da Vestbee, uma das principais plataformas de matchmaking para start-ups, fundos de VC, aceleradores e empresas na Europa Central e Oriental (CEE, na sigla em inglês).
“Nos últimos anos, a CEE experimentou um crescimento recorde em investimentos de capital de risco, atraindo cada vez mais fundos que investem em toda a região, principalmente da Europa Ocidental, e nos EUA”, sublinha Ewa Chronowska, partner da Next Road Ventures e CEO da Vestbee.
“Os seus engenheiros altamente qualificados, mão-de-obra mais barata, elevada concentração de empresas de tecnologia, combinados com um ecossistema de start-ups de rápido crescimento, a Europa Central e Oriental tornou-se num destino de investimento importante para fundos internacionais de capital de risco que também procuram melhores avaliações e maiores retornos sobre os investimentos”, acrescenta Chronowska.
Segundo o relatório da Vestbee, a Polónia, Estónia, Roménia e Lituânia foram os países mais ativos em investimentos de venture capital, enquanto que, em termos de valor de financiamento garantido por start-ups regionais, a Estónia liderou (1,2 mil milhões de euros), seguida pela Polónia (807 milhões euros) e a Roménia (780 milhões de euros).
Os setores que mais investimento receberam, no ano passado, foram Inteligência Artificial, Saúde, Serviços de Internet, Comércio Eletrónico, Finanças, Serviços Partilhados, Encomendas e Análise. As maiores rondas de financiamento foram garantidas pela UiPath – 623 milhões de euros – , Bolt – 600 milhões de euros -, Vinted – 250 milhões de euros -, Rohlik – 190 milhões de euros – e a Grammarly – 174 milhões de euros.
Olhando para o cenário de capital de risco da região em análise no relatório, registam-se cada vez mais investimentos transfronteiriços, resultando em rondas de financiamento em estágio inicial muito maiores.
“Não é mais uma surpresa ver start-ups a levantarem alguns milhões de euros em rondas de pre-seed ou seed. Fortalecer a comunidade regional de capital de risco e atrair investidores dos EUA permitirá que os fundos emitam cheques maiores e as start-ups regionais cresçam e expandam os negócios globalmente mais rapidamente”, comenta Ewa Chronowska.
O relatório destaca ainda os investidores mais ativos na região europeia, apontado a Startup Wise Guys, Black Pearls VC, Czysta3.VC, SMOK Ventures, LT Capital, Next Road Ventures, Evig Alfa, Tar Heel Capital Pathfinder, Fil Rouge Capital, Early Game Ventures, Superangel e a Eleven Ventures
Chronowska acredita que “após o ano recorde de 2021, 2022 deve ser outro ano forte para os VC e start-ups em estágio inicial na CEE. No entanto, o impacto da trágica invasão russa da Ucrânia pode introduzir uma incerteza notável em toda a região e na economia global, levantando um grande ponto de interrogação para os ecossistemas de start-ups e VC globais e regionais. No rescaldo, a quantidade de capital alocado em start-ups regionais 2022 pode desacelerar em relação ao histórico de 2021″.