Estónia quer atrair start-ups internacionais com o Digital Testbed Framework
O programa lançado pelo Governo da Estónia pretende acelerar a inovação no país e está aberto a start-ups de todos os países europeus. As candidaturas podem ser efetuadas até dia 10 de outubro.
Depois de em 2016 ter implementado um sistema digital que colocou 99% dos seus serviços governamentais online, a Estónia continua a destacar-se no panorama europeu com a sua estratégia de inovação digital.
Este país do Báltico, que segundo os especialistas detém o “recorde” de start-ups por habitante, lançou agora o Digital Testbed Framework, um programa global lançado pelo Governo estónio que convida qualquer pessoa a construir ou a experimentar as suas novas ideias, protótipos, produtos ou serviços digitais no país.
Na sequência desta iniciativa, o software de código aberto por trás do ecossistema digital do governo estónio estará disponível para experimentação. Os utilizadores podem certificar as suas ideias e obter provas de conceito.
O modelo de colaboração que o Digital Testbed Framework envolve permite que os utilizadores produzam soluções de TI de nível governamental de forma segura através de testes e aprovação no mercado em direto num teste a nível nacional, sem longos processos de vendas ou de aprovação.
Siim Sikkut, CIO do Governo da Estónia, explicou no site da iniciativa que “desenvolvemos o Digital Testbed Framework porque queremos estar ainda mais abertos às colaborações de inovação e porque acreditamos fortemente no modelo de inovação aberto”.
Frisou ainda que “o problema que muitas start-ups enfrentam hoje é que o ambiente de cooperação em que o setor público se baseia é antigo, ultrapassado e inflexível, o que dificulta a integração e a colaboração. Como diz o ditado, “não há necessidade de reinventar a roda”, e é por isso que convidamos todos a usarem o mesmo software de código aberto que usámos para criar a nossa própria plataforma governamental digital, de graça”.
Também Andres Sutt, ministro da área das TI, afirmou que “para manter a inovação do governo digital, acreditamos na inovação aberta e nas parcerias. É por isso que nasceu o Digital Testbed Framework. É mais uma prova de como a Estónia não está à espera do futuro, mas a construí-lo ativamente, estamos prontos para ser um pathfinder no governo digital”.
Até à data, o Digital Testbed Framework tem sido utilizado pelo parlamento da Estónia, pelo Ministério da Educação e Investigação e pelo Conselho de Saúde da Estónia para criar o HOIA – a aplicação oficial de notificação de exposição à COVID-19.
Também tem sido usado para ajudar as entidades policiais a detetar casos de violência doméstica, assim como noutras aplicações como o TEXTA, uma funcionalidade de IA para prever os comentários que devem ou não ser publicados em fóruns públicos).