Inscrições para o programa de aceleração de impacto shIft happens arrancam dia 18

As candidaturas para a 2.ª edição do projeto shIft happens começam na próxima sexta-feira. O programa capacita e acompanha futuros empreendedores sociais.
Empreendedores ou equipas com uma solução que responda a desafios sociais e/ou ambientais negligenciados de âmbito local ou global e que tenham uma abordagem ética e sustentável. Este é o target da 2.ª edição do shIft happens, um programa de aceleração dedicado a projetos de impacto que tragam uma mudança de valor acrescentado à sociedade, promovido pela Associação Rede do Progresso (concretizado no espaço cowork A Ponte, em Loures) e cofinanciado pela Portugal Inovação Social, e pela Friends of Portugal, associação norte-americana que visa promover o desenvolvimento económico e social no país.
O programa é composto por cinco módulos de capacitação (sessões síncronas, em grupo), tarefas práticas de aplicação e acesso a conteúdos digitais e recursos especializados, mentoria regular (um mentor alocado ao projeto) e um evento final com pitch diante de júri com prémios para os projetos que se destaquem. Decorrerá em regime pós-laboral, entre abril e julho, e será seguido de um período de incubação com apoio à concretização das iniciativas participantes. As candidaturas prolongam-se até dia 27 de março.
Em formato digital e gratuita, a aceleradora e incubadora shIft happens tem como missão investir em empreendedores sociais na transformação das suas ideias em negócios sustentáveis, relevantes para o contexto local e global e alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas.
Na primeira edição, em 2021, o shIft apoiou mais de 25 empreendedores, de projetos com e sem fins lucrativos, que desenvolveram soluções inovadoras para desafios diversos, com produtos e serviços desde a área do café, decoração e moda sustentável, à saúde, isolamento sénior e cuidadores informais.