5 ferramentas que podem ajudar a desenvolver o seu negócio

A fintech europeia Mollie destaca a forma como algumas ferramentas tecnológicas podem ajudar as empresas a ter mais informação sobre os clientes e a desenvolverem os seus negócios.

Para apoiar os pequenos comerciantes a desenvolverem os seus negócios, a fintech holandesa Mollie explica algumas das ferramentas disponíveis a que as Pequenas e Médias Empresas (PME) podem recorrer para vingar num mercado dominado por grandes empresas, por norma com mais recursos.

1. Sistemas de planeamento de recursos empresariais (ERP)
Os ERP ajudam a gerir os recursos das empresas de ecommerce como, por exemplo, a gestão de stocks, o acompanhamento das vendas e a gestão de projetos. Ao integrar todos os sistemas num só, é possível reduzir o tempo dispendido nas tarefas administrativas. Os melhores sistemas ERP utilizam machine learning e inteligência artificial para automatizar processos e fornecer mais dados sobre o negócio.

2. Provedores de serviços de pagamento (PSP)
A utilização de um PSP ajuda a oferecer múltiplos métodos de pagamento aos clientes. Atuam como um intermediário entre a loja online, as opções de pagamento e os clientes. Os bons PSP tratam de todo o processo de transferência de pagamentos eletrónicos, assegurando o pagamento de faturas a tempo e a obtenção de feedback sobre o negócio em tempo real.

3. Tecnologia de gestão da relação com o cliente (CRM)
Os sistemas de CRM podem ajudar a melhorar a experiência do consumidor, a racionalizar processos e a aumentar as conversões. Além da recolha de informação básica, como o histórico do cliente, os problemas que o negócio possa ter e o estado das encomendas, um CRM avançado também pode dar informações mais detalhadas como o engagement dos clientes nas redes sociais.

4. Ferramentas analíticas
Hoje em dia, as empresas conseguem ter acesso a grandes quantidades de dados de clientes, no entanto é importante saber analisá-los retirar conclusões e estratégias para os negócios. Com o uso da cloud, o processamento e análise de dados são mais rápidos e permitem personalizar a experiência do cliente, identificar fraudes e otimizar os preços. É possível prever as tendências e a procura, o que permite às empresas planear stocks para períodos específicos de pico de vendas.

5. Soluções de entrega
Algumas soluções de entrega podem automatizar os processos logísticos de uma empresa, incluindo a sua gestão e acompanhamento. As soluções ajudam as empresas a organizar os fluxos de trabalho, a reduzir custos e, consequentemente, a garantir a satisfação dos clientes com os prazos de entrega, o rastreio em tempo real e ter um sistema de devoluções mais fácil e eficaz.

Comentários

Artigos Relacionados