Dicas para recrutar candidatos qualificados

Está a planear reforçar a sua equipa no próximo ano? Tem dificuldade em recrutar candidatos qualificados? A Adecco reuniu algumas dicas que podem ajudar as empresas nessa tarefa.

Recrutar os melhores profissionais do mercado nem sempre é uma tarefa fácil, sobretudo num mercado competitivo e onde domina a escassez de recursos humanos, com destaque para as áreas das tecnologias. Encontrar a pessoa certa para lugar certo é cada vez mais uma tarefa difícil para as empresas, sejam estas grandes organizações, micro, ou pequenas e médias empresas.

Mas para recrutar com sucesso, também é preciso que as empresas saibam apresentar ofertas de emprego atrativas. Por isso, a Adecco reuniu cinco formas eficazes de atrair candidatos qualificados

Anúncios de emprego com descrições detalhadas
Nos dias de hoje, os candidatos, sobretudo os ligados às TIC, podem dar-se ao luxo de serem seletivos na procura de emprego. Por isso, as empresas têm de saber destacar as suas ofertas. Devem comunicar clara e objetivamente as funções e benefícios envolvidos, as regalias extra e as oportunidades de desenvolvimento de carreira. Também é conveniente incluir a faixa salarial para o cargo oferecido para que os candidatos não façam suposições incorretas. Além disso, ao omitir detalhes salariais nos anúncios, os empregadores acabam muitas vezes por perder tempo a entrevistar e a examinar candidatos que recusam a oferta depois de revelada a remuneração.

Investir num pacote de benefícios holísticos
As expetativas dos profissionais mudaram nos últimos tempos e agora valorizam aspetos como os benefícios do trabalho, as oportunidades de qualificação e requalificação, a flexibilidade de horários, um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal e uma forte cultura de trabalho.

O trabalho à distância também passou a ser importante para os candidatos, o que significa que as empresas que oferecem esta possibilidade têm mais possibilidade de atrair talentos de topo em indústrias competitivas. Se a sua empresa já oferece uma série de benefícios e regalias, certifique-se que os comunica claramente nos anúncios e ao longo de todo o processo de contratação. Quanto mais específico puder ser, melhor.

Networking como um incentivo extra aos funcionários
Alavanque as redes profissionais dos seus funcionários, oferecendo prémios. Normalmente, o tipo de bónus mais comum é uma recompensa monetária. No entanto, pode estruturar o bónus da forma que desejar, dependendo das suas necessidades. Por exemplo, poderá pagar aos funcionários o bónus total após o candidato ter passado o período de experimental de três meses, ou, para aumentar o número de candidatos que encontrar, poderá decidir dar 10% do bónus após cada processo de entrevista concluído.

A oferta de um bónus de referência está perfeitamente alinhada com o desenvolvimento de um pacote de compensação holístico. Não só ajudará a contratar novos talentos, como também manterá os funcionários existentes e fá-los-á sentir que o seu contributo é importante quando se trata de aquisição de talentos na sua empresa.

Criar experiências positivas
Se o processo de candidatura for demasiado demorado ou a entrevista não for adequada, os candidatos podem perder o interesse. Muitos ativos à procura de emprego estão a trabalhar a tempo inteiro e não dispõem de tempo livre para se dedicarem à procura de emprego, em particular se essa não for uma prioridade. Por isso, para maximizar as probabilidades de atrair candidatos, torne o processo de candidatura fácil. O mesmo se aplica ao processo de entrevista. Os candidatos interessados, mas que estão a trabalhar a tempo inteiro, provavelmente não irão comparecer a uma entrevista às 11 horas da manhã de uma segunda-feira. Tente disponibilizar horários mais flexíveis ou mesmo propor uma conversa virtual.

Seguir os candidatos
A maioria dos recrutadores já se confrontou com candidatos que, em determinado momento do processo de contratação, deixam de dar resposta. É exatamente por isso que é importante acompanhar os candidatos que não respondem. Provavelmente são candidatos ativos, contactados várias vezes por dia por concorrentes do mercado. Dessa forma, deve garantir que a sua empresa está bem presente na memória dos potenciais talentos.

Se voltar a contactar o candidato algumas vezes e continuar sem resposta, evite voltar a fazê-lo por um período entre três e seis meses. Se a posição para a qual está a contratar ainda estiver aberta após uns meses, volte a entrar em contacto com o candidato e averigue se este ainda está interessado na vaga, partilhando as alterações que se possam aplicar, como um salário mais elevado, um leque de benefícios alargado, ou a oportunidade de trabalhar remotamente.

Comentários

Artigos Relacionados