Peugeot-Citroën compra Opel por 2200 milhões de euros

O Grupo PSA, que detém a Peugeot-Citroen, anunciou hoje a compra da Opel por 2.200 milhões de euros, dando origem ao segundo maior grupo automóvel na Europa

O Grupo PSA, liderado pelo português Carlos Tavares, comunicou hoje a aquisição da Opel, anunciando que irá pagar 1,3 mil milhões de euros pela Opel/Vauxhall, subsidiária da General Motors, e 900 milhões de euros pelas operações financeiras da General Motors na Europa, esta última adquirida em conjunto com o banco BNP Paribas.

A PSA avança como mote para a aquisição a capitalização das duas marcas, economias de escala e ganhos de eficiência, prevendo poupanças de 1.700 milhões de euros em 2026.

A General Motors (GM) receberá opções de compra sobre 4,2% do capital da Peugeot, mas que só podem ser exercidas cinco anos após a sua emissão, o que garante que a GM não se tornará acionista da PSA a curto prazo.

Há quase dois anos sem lucros na Europa, esta operação surge como o abandono do mercado europeu pela gigante automóvel norte-americana.

Comentários

Artigos Relacionados