Startup Portugal apresenta diagnóstico ao ecossistema empreendedor nacional no Web Summit

A par do apoio à participação de start-ups no evento, ao abrigo do programa Road 2 Web Summit, a associação receberá no seu stand tecnológicas, incubadoras, agências públicas e apresentará um diagnóstico ao ecossistema empreendedor nacional.
A Startup Potugal terá em exibição um stand durante o Web Simmit, que será palco de conferências de imprensa, apresentações e ponto de encontro para networking.
Paralelamente, e pela primeira vez, a Rede Nacional de Incubadoras terá um espaço no stand dedicado à sua atividade, assim como à promoção das incubadoras enquanto agentes de inovação e de empreendedorismo regionais.
Para António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal, “a participação da Startup Portugal num evento com a importância do Web Summit não se pode ficar pela presença. Enquanto principal associação de apoio ao empreendedorismo em Portugal, é essencial que o papel de agitadora, promotora e mediadora de relações entre os diferentes stakeholders esteja sempre bem patente na sua atuação. Foi por essa razão que tentámos trazer os nossos parceiros e os diferentes agentes da comunidade empreendedora para, com a ajuda da nossa capacidade de comunicação e alcance, mostrarem toda a força do ecossistema.”
O stand da Startup Portugal servirá, também, como plataforma para apresentações, que receberá algumas das organizações e agências mais relevantes no ecossistema para apresentações exclusivas.
De destacar o diagnóstico ao ecossistema empreendedor nacional, encomendado à IDC pela Startup Portugal com apoio da Secretaria de Estado para a Transição Digital, a ser apresentado na manhã de dia 2 novembro, a apresentação do novo ciclo para o empreendedorismo com o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, a apresentação da Portugal Ventures e do NEST sobre oportunidades de inovação no setor do turismo, e a apresentação do IAPMEI sobre vistos, que se fará acompanhar da Farfetch.
Para além desta programação durante o evento, a Startup Portugal organizou e será parceiro de vários eventos paralelos: haverá uma sessão de networking entre start-ups do Brasil e nacionais coorganizado com a Atlantic Station no dia 2, uma sessão de organizado pela Startup Estonia no dia 3, e uma parceria com o Coworking Thursdays para nómadas digitais no dia 5 de Novembro.
Consulte a programação da Startup Portugal para o Web Summit abaixo:
2 de novembro:
- 9h30 “Startup and Entrepreneurial Ecosystem Report”, apresentação por IDC e painel de discussão
- 10h30 “From Startup Nation to Unicorn Nation”, apresentação sobre ecossistema nacional com a direção da Startup Portugal, o Ministro Adjunto da Economia e para a Transição Digital, Pedro Siza Vieira, o Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, e do ex-Ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral
- 15h00 “Investing in Portugal, a testimonial”, por AICEP
- 15h30 “ZLT – Free Zones for Technology”, por ANI – Agência Nacional de Inovação
- 16h15 “Expanding to Russia”, por Sklokovo Soflanding Program
3 de novembro:
- 13h00 “AWS for Startups”, por Amazon (com presença de Werner Vogels, CTO da Amazon)
- 15h00 “Startup Visa & Tech Visa”, por IAPMEI com testemunhos de fundadores
- 16h00 “Portugal de Startup em Startup”, apresentação do programa por Microsoft, Startup Portugal & Beta-i
4 de novembro:
- 11h30 “UNWTO Partnership & Call Tourism”, por NEST & Portugal Ventures
- 15h00 “Investing in Portugal, a testimonial”, por AICEP
- 15h30 “Epidemiological surveillance: emerging stronger from the pandemic”, por Direção Geral da Saúde