Fabric Ventures anuncia fundo de 109 milhões para investir em ativos digitais na Europa

O novo fundo da sociedade gestora de capital de risco Fabric Ventures é um dos primeiros a ser apoiados pelo Fundo Europeu de Investimento, com cerca de 25,3 milhões de euros.
A Fabric Ventures, sociedade gestora de capital de risco sediada no Reino Unido que apoia os empreendedores da “economia aberta” em todo o mundo, anuncia um novo fundo avaliado em cerca de 109 milhões de euros – destes cerca de 25,3 milhões de euros são do Fundo Europeu de Investimento (FEI).
No novo fundo participam ainda as empresa de capital de risco de Niklas Zennstrom, Atomico, Galaxy Digital de Mike Novogratz, DCG de Barry Silbert, a Lennertz & Co., Blockchain Coinvestors e Hutt Capital.
O novo fundo da Fabric Ventures é um dos primeiros fundos apoiados pelo FEI que se destina a investir em ativos digitais. O fundo apoiará os ativos tradicionais, bem como os tokens de software e outros ativos digitais nativos para novas redes e aplicações inclusivas e colaborativas.
Segundo o chief executive do FEI, Alain Godard, “estamos muito satisfeitos por fazer uma parceria com a Fabric Ventures para trazer ao mercado europeu este fundo especializado em tecnologias de blockchain. Apesar do seu rico talento em engenharia, os empresários deeptech no setor de blockchain na Europa muitas vezes lutam para encontrar apoio financeiro e investidores que tenham um conhecimento profundo de seu espaço. Esta parceria visa responder a essa necessidade e desbloquear oportunidades de financiamento para empreendedores ativos no campo das tecnologias de blockchain – um campo de particular importância estratégica para a UE e para a nossa competitividade no cenário global”.
A Fabric Ventures afirma que, em apenas dez anos, a capitalização de rede de Bitcoin e Ethereum atingiu um trilião de dólares, alimentada pela adoção corporativa de empresas como Tesla, Goldman Sachs, Coca-Cola e PayPal.
“O novo fundo da Fabric será colocado para trabalhar em parceria com os empreendedores mais ousados e implacáveis da economia aberta na sua aventura para arquitetar protocolos e plataformas duradouras, não apenas empresas”, disse Richard Muirhead, cofundador e sócio-gerente da Fabric Ventures.
“Agora é bem conhecido que existe a necessidade de uma web pertencente ao utilizador e, consequentemente, mais centrada no ser humano. Existem pessoas surpreendentes a criarem tecido digital para o benefício de todos. Estamos entusiasmados em apoiar essas pessoas com o nosso mais recente fundo”, acrescentou.