BfK distingue sustentabilidade, educação e ideias contra o cancro e vírus

Um software que recorre à inteligência artificial para ligar o setor aeronáutico em blockchain, uma tecnologia que filtra 85% dos óleos e gorduras alimentares na água e um jogo que pretende devolver a motivação ao ensino. Estas são algumas das ideias vencedoras do Born from Knowledge 2020.
O Born from Knowledge (BfK), um programa promovido pela ANI para valorizar o conhecimento científico e tecnológico em Portugal e impulsionar a transferência de conhecimento para o tecido empresarial, já escolheu as ideias vencedoras da edição de 2020.
Os vencedores são os projetos EARHART (Instituto Superior de Educação e Ciências); o SmartText (Atlântica/ Instituto Universitário, Oeiras); o Kendir Studios (Instituto Politécnico do Porto/Escola Superior de Educação); o spiro4MALAIDS (Universidade de Coimbra); e o expressPIK (Universidade do Algarve).
As ideias de negócio premiadas ganharam acesso ao BfK Rise, um programa de aceleração em ciência e tecnologia com a duração de três meses, da responsabilidade da ANI. O objetivo é capacitar os projetos de forma a poderem acelerar o processo de transferência de conhecimento em produtos ou serviços para o mercado.
Destaque para o facto de numa edição marcada pela pandemia, o júri premiou dois projetos na área da saúde: o spiro4MALAIDS, na categoria “Soluções tecnológicas para prevenção, deteção e tratamento da Covid-19”, e o expressPIK, na categoria “Saúde e Bem-Estar”, um teste de diagnóstico complementar com base na expressão de mutação do RNA, para ajudar a identificar pacientes com cancro de mama.
O BfK Ideas 2020 teve em concurso 33 projetos, distribuídos pelas categorias de Inteligência Artificial e Tecnologias Avançadas de Produção; Recursos Naturais, Ambiente, Energia e Mobilidade Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Turismo, Indústrias Culturais e Criativas; Recursos naturais para a valorização do interior; e Soluções Tecnológicas para Prevenção, Deteção e Tratamento da Covid-19.
À final chegaram oito finalistas, avaliados por um júri formado por João Mendes Borga, administrador da ANI; José Vale, head of innovation and entrepreneurship do IAPMEI; Rui Ferreira, vice-presidente executivo da Portugal Ventures; e Cláudia Montenegro, diretora de Responsabilidade Social da Galp. O lançamento da nova edição do BfK Ideas está agendado para outubro.
Os vencedores
EARHART
Uma solução para reduzir ineficiência, erros e custos na indústria aeronáutica. Tem uma base comum na Blockchain para unir todas as companhias aéreas, através da criação de protocolos para que toda a informação seja imutável, de confiança e instantânea. Permite uma redução de intervenientes em todo o processo, uma vez que tudo é conduzido de forma automática e os tempos de processamento são eliminados.
A Embraer e a Streamline são early adopters da tecnologia que potenciará a primeira transferência entre aeronaves em Blockchain do mundo. O projeto deverá ficar concluído em 2024, prevendo-se que os dois primeiros módulos estejam prontos em setembro deste ano.
SmartText
Só 15% a 20% dos óleos e outras gorduras alimentares não vão parar aos nossos recursos hídricos. Recorrendo a materiais abundantes na natureza e biodegradáveis, celulose e argila, a SmarText é um filtro que, usando nanopartículas, permite filtrar cerca de 85% do óleo das águas antes de estas serem despejadas nos afluentes de água. Alia ainda um baixo custo de produção à valorização de recursos, já que a gordura captada da água pode ser vendida à indústria dos biocombustíveis, entre outras. Águas de Portugal e a Prio são parceiros do projeto.
Kendir Studios
Investigadores do Instituto Politécnico do Porto desenvolveram um motor de criação de jogos educativos no estilo Role-Playing Games (RPG) com capacidade educativa completa e funcionalidades de suporte ao estudo. Em 3D, os jogos são adaptáveis aos diversos níveis de ensino, disciplinas e mercados. Os promotores estão já a receber contactos de várias instituições de ensino de alguns países para a implementação do Kendir Studios.
Spiro4MALAIDS
O Spiro4MALAIDS resulta da descoberta de novas espiro-β-lactamas com notável atividade contra vírus como o HIV, o Influenza, o Coronavírus e bactérias como a que provoca a Malária, por exemplo. Neste momento, existe já um pedido de patente nos Estados Unidos e na Europa e o objetivo da equipa de investigadores é arrancar com testes in vivo para, até o final de 2023, começarem os ensaios clínicos de primeira fase.
expressPIK
O expressPIK caracteriza-se como um teste diagnóstico complementar com base na expressão de mutação do RNA fiável, rápido (resultados em duas horas) e barato. O objetivo é ajudar os médicos a identificar pacientes com cancro de mama com maior probabilidade de responder ao tratamento com alpelisibe ou outras terapias anti-PIK. Com um potencial de negócio calculado pela equipa de investigadores de 70 milhões de euros anuais, e podendo ser escalável a outros cancros com mutações similares, a solução poderá ter um protótipo daqui a ano e meio.