Alemão Icon Group lança fundo para start-ups que reinventam empresas tradicionais

O novo fundo reúne 25,3 milhões de euros e vai investir em start-ups que ajudem empresas tradicionais a reinventar os seus negócios.
O fundo internacional Icon Group, com sede em Berlim, anunciou uma reorganização interna no sentido de se posicionar como um grupo global de inovação, o que inclui a criação de fundo de capital de risco de 25,3 milhões de euros.
A ideia subjacente os investimentos desde novo fundo é focar-se no financiamento de start-ups que permitam às empresas tradicionais reinventar os seus modelos de negócio e a forma como chegam aos seus consumidores. ou seja, procura concretamente start-ups que tenham o poder de reinventar os negócios tradicionais em vários setores: da beleza, à moda ou à energia, entre muitos outros. “Vamos focar-nos em indústrias que consideramos ‘território doméstico’, investindo em tecnologias e empresas que acrescentem valor a esses ecossistemas”, afirmaram os responsáveis do novo fundo.
Fundado em 2013, a reorganização do grupo categoriza-o em duas entidades, o Icon Ventures, um fundo de capital de risco que investe nas empresas e tecnologias que permitem um impacto positivo e a criação de novas experiências; e o Icon Impact, a continuação do braço de inovação de produto e experiência que combina design de negócios e conhecimentos de engenharia para oferecer um suporte completo da ideia até ao seu desenvolvimento
O novo fundo de capital de risco permitirá ao grupo investir em tecnologias e produtos que apoiem modelos de negócio em evolução e impulsionem a inovação para os clientes que o grupo serve.