BlueWorks representa Portugal em concurso de empreendedorismo no Japão

A edição nacional do NTT DATA Open Innovation Contest 9.0 envolveu cinco start-ups e escolheu a BlueWorks para ir ao Japão representar o nosso país.

A BlueWorks foi a vencedora portuguesa do NTT DATA Open Innovation Contest 9.0 e este mês, nos dias 13 e 14, vai representar Portugal na final mundial a decorrer em Tóquio, no Japão. A start-up de Coimbra, que se dedica à criação de sistemas inovadores para apoio à oftalmologia, desenvolveu uma solução, designada OphthalSuite, que permite integrar e centralizar a informação de exames realizados em diversos equipamentos médicos da área de oftalmologia numa só plataforma.

Atualmente o OphthalSuite já é utilizado diversos hospitais públicos e clínicas privadas, tanto em Portugal como no Reino Unido, e, além de outros benefícios, permite a poupança de tempo e de recursos, uma vez que os exames ficam disponíveis para visualização dos médicos em tempo real.

Esta é a 9.ª edição da NTT DATA Open Innovation Contest, uma iniciativa que procura projetos empreendedores capazes de desenvolver soluções para os desafios concretos colocados pela NTT DTA. Numa primeira fase, o concurso realizou-se regionalmente em 20 cidades, de 18 países diferentes, e no caso de Portugal a BlueWorks foi a start-up escolhida pelo júri para representar o país na final de Tóquio.

A avaliação das start-ups concorrentes ­- Automaise, BlueWorks, Heptasense, Performetric e Switch – esteve a cargo de António Brandão de Vasconcelos, presidente da everis Portugal; Luís Vaz de Carvalho, também da everis; Pedro Vilarinho, diretor da Hi Seed Tech; João Andrade, Head of Venture Capital na BIG Start Ventures; Kotaro Zamma, Head of Open Innovation and Business Incubation na NTT DATA Corporation; e Kaz Okada Senior Expert, Open Innovation and Business Incubation da NTT DATA Corporation.

Esta competição internacional de empreendedorismo realizada pela NTT DATA desde 2014, tem lugar em diferentes geografias e recebe mais de 400 propostas. Na edição de 2019 estavam em causa as categorias de Healthcare & Life Sciences; Finance, Insurance & Payments; Automotive & IoT; RPA & Back Office; Storefront & Digital Marketing; Data Distribution; e Disruptive Social Innovation.

“O NTT DATA Open Innovation Contest é uma oportunidade para todos os empreendedores que pretendem expandir os seus negócios a uma escala global”, explicou António Vasconcelos, presidente da everis em Portugal. Quanto à start-up vencedora, refere que “A Blueworks é um caso interessante de uma start-up que se dedicou a uma solução de nicho, na área da saúde, e que pode beneficiar muito desta sinergia com um gigante como a NTT DATA”.

Comentários

Artigos Relacionados