United Airlines cria fundo de capital de risco com foco na sustentabilidade

A transportadora americana líder mundial no setor de viagens em executiva anunciou a criação de um fundo para investir em start-ups focadas na sustentabilidade, no aeroespacial e em tecnologias inovadoras.
A United Airlines, transportadora com sede em Chicago, anunciou a criação de um fundo de investimento de capital de risco destinado a start-ups na área do Turismo. O United Airlines Ventures apoiará empresas com “potencial para influenciar o futuro das viagens”, explica a empresa, citada pelo The Wall Street Journal.
A transportadora americana prevê investir em empresas focadas na sustentabilidade, tendo em conta a sua meta para atingir as zero emissões liquidas até 2050, sem depender de compensações de carbono tradicionais. O fundo destina-se também a investir em empresas aeroespaciais inovadoras e que recorram a tecnologia relevante para os seus negócios.
“As empresas mais jovens aprenderam com a rica história da aviação e estão a combiná-la com tecnologia mais avançada e pensamento criativo para desenvolver novas ideias que nos dão a capacidade de revolucionar a forma como as companhias aéreas operam e, por sua vez, a experiência que os clientes têm quando voam”, afirmou Scott Kirby, CEO da United Airlines.
O fundo será liderado por Michael Leskinen, atual vice-presidente de Desenvolvimento Corporativo e de Relações com Investidores da United.
Do portefólio do United Airlines Ventures fazem parte já a fabricante de aeronaves elétricas Archer Aviation, a CLEAR de passagem rápida para aeroportos e a produtora de combustível de baixo carbono Fulcrum BioEnergy.
No início deste mês a United Airlines anunciou um acordo para comprar 15 jatos supersónicos, os quais a empresa espera colocar no ar e com passageiros até 2029. As aeronaves, batizadas de “Overture”, vão ser compradas à Boom Supersonic, um start-up com sede em Denver, nos Estados Unidos.