Quase metade dos trabalhadores britânicos já voltou ao escritório
Os níveis de ocupação dos escritórios no Reino Unido chegaram aos 40% de terça a quinta-feira na semana passada, atingindo os 45% na quarta-feira, de acordo com dados da Metrikus, que garante que é a percentagem mais alta desde março de 2020, pouco antes de o governo declarar a obrigatoriedade de se trabalhar remotamente.
Os trabalhadores do Reino Unido voltaram aos seus escritórios na semana passada, registando-se números nunca vistos desde o início da pandemia. Este cenário acontece à medida que a distribuição da vacinação continua e as restrições ao confinamento diminuem.
De acordo com dados da Metrikus, os níveis de ocupação de escritórios em todo o Reino Unido chegaram a 40% entre terça e quinta-feira da semana passada, atingindo 45% na quarta-feira. É a percentagem mais alta desde 12 de março de 2020, dia que se registou 72% de ocupação, pouco antes de o governo pedir às pessoas que trabalhassem remotamente, avança a agência Bloomberg.

Os dados da Metrikus são baseados em sensores instalados nos grandes edifícios de escritórios nas maiores cidades do Reino Unido e que têm como missão rastrear as entradas diárias.
Os novos números surgem no momento em que a maioria das empresas analisa quantas pessoas vão querer voltar ao escritório e como acomodar aqueles que o fazem, enquanto outras como PricewaterhouseCoopers e Standard Chartered dão início a iniciativas de trabalho flexível.
“O crescimento constante do índice parece mostrar que o levantamento gradual das restrições aumentou lentamente o desejo de alguns trabalhadores para regressarem ao escritório”, disse Michael Grant, diretor de operações da Metrikus. “Há uma grande oportunidade de aumentar os esforços para entendermos o impacto que a pandemia teve nos hábitos de trabalho”, acrescentou.
Os empregadores terão de se adaptar às exigências dos trabalhadores sobre os dias em que preferem ir ao escritório, sendo as terças e quartas-feiras as escolhas mais populares. Por outro lado, as empresas podem ter de implementar incentivos para que os funcionários se deslocarem ao trabalho às sextas-feiras, já que este é consistentemente o dia menos popular da semana, disse Grant.
Os dados da Metrikus confirmam essa preferência. Na semana passada, a frequência caiu para 32% na sexta-feira, uma redução de um quarto em relação à quinta-feira.








