Nova plataforma da Efacec promove crowdsourcing colaborativo

A Efacec lançou a Hop.in para incentivar a cocriação nacional e internacional de soluções nas áreas de energia, mobilidade e ambiente. As inscrições estão abertas a empreendedores, start-ups, investigadores e PME.
A Efacec lançou esta semana a Hop.in, a plataforma de inovação aberta (open innovation) dirigida a empreendedores, start-ups, investigadores, PME e a todos aqueles que têm como objetivo a cocriação de soluções nas áreas de energia, mobilidade e meio ambiente.
As inscrições estão abertas até ao dia 30 de abril e os candidatos podem submeter as suas ideias para resolver os desafios propostos pela Efacec em quatro categorias : LEGO WAREHOUSE – Setting up a Configurable Warehouse; Smart Analytics Toolkit; All-in-One Vehicle Location System e SPADA – Space Data Analytics, nas áreas de logística, automação, transporte e espaço, respetivamente.
As propostas serão avaliadas por uma equipa multidisciplinar da Efacec e as escolhidas terão acesso a uma parceria a longo prazo, validação da solução, oportunidade de negócio sustentável e à experimentação, exposição e expansão junto da Efacec.
A Hop.in foi apresentada esta semana ao mercado nacional e internacional num evento digital que contou com um painel de especialistas nas áreas de inovação, tecnologia e sustentabilidade. Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, destacou que “a Hop.in encoraja a sociedade civil, a pensar, a construir e a implementar o futuro da tecnologia e da inovação. Porque acreditamos que individualmente, podemos sonhar com um amanhã melhor, mas juntos temos o poder de o construir! E sem limites. E é disso que trata o propósito da Efacec: conceber um futuro mais inteligente para uma vida melhor para nós e para as gerações vindouras”.
Sandra Pombo, diretora de Marca e Comunicação e Corporate Affairs Officer da Efacec, destacou a importância do propósito na liderança e gestão das organizações, nomeadamente em termos de impacto e para o alcance dos objetivos.
Já Nuno Silva, CTO da Efacec, abordou a inovação e as soluções e sistemas de ponta que integram o quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo, e que respondem aos principais desafios da sociedade atual, nomeadamente a economia azul, a descarbonização e a digitalização, pilares estratégicos para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis.