Amazon lança concurso destinado a start-ups europeias inovadoras

A multinacional Amazon lançou recentemente um concurso para apoiar start-ups emergentes na Europa. Em causa está o prémio “Startup of The Year” no valor de 100 mil euros.
Amazon LauncPad Innovation Awards é o nome do concurso promovido pela Amazon que oferece financiamento e apoio necessários às melhores e maiores brilhantes start-ups da Europa. O período de inscrições começou no início deste mês e estende-se até ao dia 28 de março, permitindo a participação a todas as start-ups europeias desde que cumpram os requisitos impostos pela multinacional. As regras da competição incluem a obrigatoriedade de venda de produtos físicos aos consumidores, a presença no mercado europeu de, pelo menos, 10 anos e uma faturação inferior a 10 milhões de euros. O número de trabalhadores não pode exceder os 50.
Podem participar até um total de 15 empresas, entre as quais serão selecionadas as cinco mais inovadoras. A Amazon disponibilizará uma bolsa de 10 mil euros e acesso gratuito ao Amazon Launchpad durante o período de um ano. A empresa que conquistar o título de Startup of the Year, receberá um prémio 100 mil euros.
Os candidatos ao LaunchPad receberão, adicionalmente, serviços de apoio ao produto e acesso às ofertas promovidas na plataforma da Amazon, bem como conselhos sobre como otimizar campanhas de vendas e marketing.
Qualquer start-up, desde que cumpra todos os requisitos impostos e traga inovação com um dos seus produtos, desde criadores de eletrodomésticos inteligentes até a criadores de tecnologias desportivas, design e moda, produtos de consumo, entre muitos outros, poderá qualificar-se.
O júri será constituído por individualidades internacionais, desde jornalistas de tecnologias a fundadores e executivos da Amazon e da Amazon LaunchPad Europe, e terá em conta na avaliação aspetos que vão desde a estética, design, exclusividade dos produtos e diferenciação dos mesmos. Além disso, também serão consideradas as vertentes de sustentabilidade social, ecológica e económica.
De acordo com uma entrevista de Xavier Flamand, diretor de serviços para vendedores na Europa, ao El País, o Amazon LaunchPad já apoiou mais de 2 mil start-ups europeias. “Estes prémios demonstram o nosso compromisso em apoiar marcas emergentes porque adoramos surpreender os nossos clientes com produtos novos e inovadores”, frisou.