PortugalFoods procura projetos alimentares sustentáveis

Já arrancaram as inscrições para a quinta edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal, uma competição de ecoinovação alimentar organizada pela PortugalFoods e que se destina a jovens universitários.
O Prémio ECOTROPHELIA Portugal 2021, promovido pela PortugalFoods, pretende identificar e distinguir projetos criados por jovens universitários que tenham a capacidade de tornar o setor agroalimentar mais inovador, sustentável e competitivo.
As inscrições para este prémio, que desafia estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor a refletir e criar os produtos eco-inovadores do futuro, estão abertas até ao próximo dia 10 de maio.
Esta será a quinta edição do ECOTROPHELIA em Portugal e decorre com o apoio de várias entidades do setor agroalimentar. “Dinamizada pela PortugalFoods a nível nacional, desde o lançamento da primeira edição, em 2017, esta iniciativa pretende continuar a destacar o reconhecimento do esforço que o setor agroalimentar tem feito no sentido de se aproximar das universidades e dos centros de conhecimento e inovação, estreitando relações, criando valor e evidenciando que o setor está a preparar o futuro”, explica a empresa em comunicado.
A edição de 2020 do Prémio ECOTROPHELIA teve especial relevância para Portugal, uma vez que o projeto vencedor do concurso a nível nacional foi também o grande premiado europeu – entre os 13 países que estiveram a concurso. OrangeBee – o preparado fermentado desenvolvido por duas alunas da Universidade de Aveiro – foi o grande vencedor da 13ª edição do ECOTROPHELIA Europe, “elevando o conhecimento, a capacidade de inovação, o empreendedorismo e a capacidade competitiva do setor agroalimentar nacionais a nível europeu”, segundo a PortugalFoods.
Com o objetivo de promover a iniciativa junto dos estudantes universitários portugueses, a PortugalFoods tem em curso um roadshow virtual pelas instituições de Ensino Superior, de norte a sul do país. Esta é uma ação de divulgação digital, com sessões a realizar em cerca de duas dezenas de estabelecimentos que desenvolvem conhecimento na área do setor agroalimentar nacional, em cidades como Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Covilhã, Lisboa, Beja e Faro.