China cria novo modelo de incubação de start-ups

Têm surgido várias ideias criativas e modelos de negócios distintos na China ao longo dos anos. É disso exemplo o “empreendedorismo enraizado” criado pelo Grupo Haier que se transformou numa plataforma empresarial comprometida em ajudar os seus funcionários a tornarem-se fabricantes e que hoje integra empreendedores de todo o mundo.

A Hai Chuanghui (HCH) apresenta-se hoje em dia como uma plataforma aceleradora para empreendedores de todo o mundo.

A HCH defende o “empreendedorismo enraizado” – um modelo diferente dos existentes nos EUA, Japão, Israel e de outros países –, através do qual os empreendedores não estão isolados e, com base em garantias sólidas, iniciam os seus negócios com o apoio dos recursos industriais disponíveis no Grupo Haier.

“A HCH é uma plataforma empresarial para ajudar o Grupo Haier a passar do fabrico de produtos à incubação de fabricantes”, escreve a empresa no seu site oficial. Zhang Ruimin, presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Haier, disse em 2014: “No futuro, a Haier não fabricará mais produtos. Iremos incorporar os fabricantes. Se fabricarmos produtos, estaremos a limitar-nos, mas se incorporarmos os fabricantes, teremos novos produtos e novas ideias”.

Depois disso, a Haier abandonou a sua estrutura hierárquica, alterou o modelo tradicional de gestão em pirâmide e passou a “transformar a empresa numa plataforma, que ajuda os seus funcionários a tornarem-se fabricantes e oferece aos utilizadores serviços personalizados”, explica o grupo.

Inicialmente esta transformação foi vista como autodestrutiva, mas os resultados superaram as expectativas. Com uma estrutura linear que lembra uma rede, a Haier transformou-se numa plataforma empresarial comprometida em ajudar os seus funcionários a tornarem-se fabricantes, mas também os empreendedores de todo o mundo.

Em setembro deste ano, a HCH lançou a The Establishment and Operation Specification of Large Enterprises Shared Entrepreneurial Platform.

Desenvolvida por grandes empresas de forma independente ou em conjunto com outras instituições, esta plataforma destina-se aos empresários das grandes empresas, bem como às pequenas e médias empresas (PME) e visa acelerar o crescimento dos próprios empresários e das PME e os recursos e serviços da cadeia industrial e da cadeia de abastecimento dos seus parceiros.

Até ao momento, a HCH estabeleceu 40 aceleradores em 11 países do mundo, com um valor total de mais de 160 bilhões de yuans (20 mil milhões de euros), e incorporou com sucesso cinco empresas, cinco unicórnios e 23 empresas Gazela.

Desde ajudar os funcionários da Haier a iniciar os seus próprios negócios até disponibilizar recursos para empreendedores globais para acelerar a inovação; desde capacitar empreendedores até ajudar grandes, pequenas e médias empresas a conectarem-se e a crescer, e a estabelecer novos modelos de inovação e empreendedorismo, a HCH tem dado cartas na indústria de incubação de start-ups da China.

Comentários

Artigos Relacionados