A Ler: De olhos postos no amanhã
Valorizar o bem-estar, a resiliência e a sustentabilidade no século XXI são os pressupostos deste livro do francês Éloi Laurent.
“Os olhos postos no amanhã” fala sobre a forma como a constante avidez pelo crescimento não deixa ver com clareza o bem-estar económico e é “cega ao bem-estar humano, surda ao sofrimento social e muda quanto ao estado do planeta”.
O autor Éloi Laurent defende que é preciso abandonar a utilização de indicadores como o crescimento do PIB e, em vez desses, adotar outros como o bem-estar, a resiliência e a sustentabilidade. Desta forma, os países serão capazes de mudar o seu foco de crescimento passando a dar mais importância à justiça social e à qualidade de vida dos seus cidadãos.
Neste livro o autor também levanta o véu sobre tudo o que de negativo o crescimento esconde: o efeito corrosivo das desigualdades, a recessão democrática, o fim do lazer, a globalização da solidão, o fardo que a economia representa para a biosfera.
Quem escreveu
O francês Éloi Laurent é economista sénior no Observatório Francês das Conjunturas Económicas (OFCE), professor em Sciences Po (Instituto de Estudos Políticos de Paris) e professor convidado nas Universidades de Stanford e Harvard. É autor de vários livros e escreve regularmente na imprensa. Vive em Paris.
Temas Chave
Economia, sociedade, bem-estar
Ficha técnica
Título: De olhos postos no amanhã
ISBN: 9789896608286
Edição: junho 2020
Editor: Casa das Letras
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 184








