3 sinais que mostram que as equipas estão a falhar por causa do trabalho remoto

Há pessoas que gostam de trabalhar em casa porque consideram que é benéfico estar sozinhas. Porém, para outras, pode ser um desafio, tendo em conta a pressão emocional de lidar com tudo o que está à sua volta. Saiba se a sua equipa está à beira de um esgotamento.

Durante o primeiro mês de trabalho em casa, muitos trabalhadores ainda se estavam a adaptar aos novos tempos. No entanto, à medida que os dias passam e a rotina se instala, é possível identificar sinais preocupantes das pressões emocionais enfrentadas pelos funcionários que trabalham remotamente.

Mas como saber se sua equipa está sob altos níveis de stress por causa do trabalho à distância? Veja, a seguir, três sinais de alerta, que a Forbes reuniu.

1. Diminuição da resiliência
Dado que a resiliência é nossa capacidade de lidar com as adversidades, este é um bom indicador que mostra como é que os funcionários s têm sentindo e gerido as pressões atuais. É possível solicitar que os colaboradores façam esse teste, a fim de avaliar com precisão a resiliência atual da equipa.

Também é viável perguntar diretamente na próxima reunião de equipa por videoconferência. Faça a seguinte pergunta: “Comparando com o que senti há quatro meses, estou a ter…?”

– Dificuldade de concentração;
– Perda de interesse em gostos precedentes ao trabalho remoto;
– Falta de esperança no futuro;
– Sensação de distância ou isolamento em relação aos outros;
– Sentimento de irritação ou raiva.

Se os seus funcionários mencionarem alguns destes itens, é possível concluir que a sua equipa  está a sofrer com as pressões de trabalhar em casa.

2. Os profissionais têm cometido mais erros
Um sinal claro de que os profissionais estão a começar a cansar-se do trabalho remoto é quando cometem mais erros e não cumprem os prazos estabelecidos. No geral, as pessoas não se saem tão bem sob stress ​​em comparação com um estado de espírito mais relaxado. E esse desconforto emocional geralmente manifesta-se em trabalhos mal feitos, imprecisos ou atrasados.

Antes de começar a ver um trabalho incorreto, é possível perceber uma distração individual ou uma dispersão geral entre os funcionários. Isso pode aparecer quando os membros da equipa estão muito agitados e não se focam nos assuntos principais durante uma videoconferência.

Podem parecer problemas menores, mas representam sinais de alerta de que a pressão está a atingir a sua equipa.

3. A linguagem dos seus funcionários tem se tornado mais negativa e emotiva
Quando as pessoas se sentem stressadas, é comum que a sua linguagem (seja por e-mail, telefonemas ou pessoalmente) evidencie mais negatividade e emoção.

Percebe as diferenças na linguagem? Palavras como “impossível” e “nunca” são chamadas de absolutas. Elas representam uma forma de pensamento em preto e branco (ou seja, em extremos) e é uma distorção cognitiva bem conhecida. A maioria das situações na vida são tons subtis de cinza, não em preto e branco.

Quanto mais alguém se envolve em pensamentos pretos e brancos, tem menor a probabilidade de ver oportunidades ou possibilidades ocultas. E isso pode levar diretamente a sentimentos de desespero e desesperança.

Fique atento se os colaboradores dizem ou escrevem frases como as seguintes:

– Não há nada que eu possa fazer;
– Não existem opções;
– Não posso fazer nada;
– Isto é impossível.

 

Comentários

Artigos Relacionados